Select Page

Igreja Matriz (Ervidel)

A referência mais antiga que se conhece a esta igreja data de 1758 e vem mencionada nas Memórias Paroquiais, inquérito mandado fazer pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755, para avaliar os estragos sofridos em cada povoação.

Assim, no inquérito referente a Ervidel, que na altura pertencia ao concelho de Beja, vem descrita a Igreja Paroquial de São Julião, como sendo uma igreja de uma nave apenas e possuindo cinco altares, o altar-mor com a Eucaristia, o de Nª Srª do Rosário com imagens adicionais de S. Francisco e de Stº António, o de Santo Nome de Jesus com imagens de Deus menino, S. Luís Bispo e Nª Srª do Carmo e o altar das Santas Almas com imagens de S. Miguel Arcanjo e de Stª Luzia. O quinto altar situa-se numa capela anexa com uma imagem de Nª Srª da Graça, que foi orago da povoação até 1630 tendo então passado a São Julião.

Esta capela, construída no estilo gótico manuelino – com abóboda de cruzaria de ogivas rematadas por pequenos medalhões e a existência no exterior de pináculos cónicos com merlões chanfrados – terá sido até essa data o único lugar de culto da povoação, altura em que se construiu junto dela a atual igreja, na traça que ainda hoje possui, com exceção da fachada que sofreu alteração já no século XX devido à queda do telhado.

Contactos

morada Largo da Igreja, 7600-205 Ervidel

Pontos de Interesse

Praça da Resistência

Local público onde se realizam alguns espetáculos e iniciativas culturais de cariz popular. Possui uma estátua do artista plástico Jorge Vieira intitulada “O Resistente”.

Praça de Touros de Aljustrel

A tradição da tourada em Aljustrel vem de longa data, contudo, conforme se pode verificar pelas notícias de jornais da época que as descrevem, estas touradas eram mais divertimentos do que propriamente touradas, tal como são conhecidas hoje. Em 1862 “O Bejense” dá...