Select Page

Imprensa Nacional

Criada em 1769, a Impressão Régia, também conhecida por Régia Oficina Tipográfica, adquiriu, a partir de 1833, a designação definitiva de Imprensa Nacional. Em 1972 assistiu-se à sua fusão com a Casa da Moeda dando origem à Imprensa Nacional-Casa da Moeda, E.P., que em 1999 passou a S.A..

Instalou-se inicialmente na oficina tipográfica de Miguel Manescal da Costa e no Palácio quinhentista de D. Fernando Soares de Noronha, no sítio da Cotovia, o qual, pouco afetado pelo Terramoto de 1755, possuía as dimensões e estrutura adequadas à nova função. Em 1895, este edifício, já não respondendo às necessidades de um estabelecimento fabril em contínuo desenvolvimento, começou a ser demolido, com o objetivo de dar lugar ao atual.

A obra, faseada ao longo do tempo, ficou concluída em 1913. Monumento de Interesse Público, tem projeto original do arquiteto Domingos Parente da Silva, o qual foi objeto de alterações por parte dos engenheiros Vítor Gomes Encarnação, Veiga da Cunha e António Luís Ramos, responsáveis pela direção da construção das diversas alas.

O edifício, estruturado em quatro grandes corpos interligados por escadas, corredores cobertos e galerias, apresenta dois corpos centrais, de menores dimensões, unidos pelo anexo construído entre eles.

A fachada principal, virada à Rua da Escola Politécnica, organizada em dois pisos, surge rasgada por grandes janelas, de verga reta e cornija saliente no 1º piso e de verga em arco de volta inteira no 2º piso. O pano central da fachada, mais avançado em relação aos restantes, surge dividido por pilastras de cantaria com capitéis no topo, sendo rematado por cornija saliente prolongada pelo edifício, com platibanda interrompida ao centro por frontão circular com tímpano decorado.

O portal principal, encimado por frontão circular, evidencia em termos estéticos uma interpretação da arquitetura pombalina. Atualmente, continua a laborar no mesmo local, embora o edifício tenha sido objeto de profundas alterações em virtude da necessária adaptação aos novos tempos e modernas tecnologias.

Transportes: 

Autocarros: 202, 758, 773. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Rua da Escola Politécnica 135, 1250-096 Lisboa

Pontos de Interesse

Adega do Ribatejo

A Adega do Ribatejo funcionou durante várias décadas como restaurante ganhando fama com a cozinha típica desta região. Com Augusto Caldas Silva como proprietário passou a ter fado acompanhado à viola e à guitarra com elenco próprio, do qual se destacam Maria Raquel e...

Pavilhão de Portugal

O Pavilhão de Portugal, projetado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira para a Parque Expo 98, ficou concluído em janeiro de 1998, tendo recebido, nesse mesmo ano, os Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura (ex-aequo com o Pavilhão do Conhecimento dos Mares e com o...

Dois Corvos Cervejeira

A Dois Corvos Cervejeira foi fundada pelo casal Susana Cascais e Scott Steffens em outubro de 2013. Por essa altura não havia nenhuma fábrica de cerveja artesanal em Lisboa, e ambos fundaram a empresa com a intenção de partilhar uma nova...