Select Page

Jardim Botânico de Lisboa

O Jardim Botânico de Lisboa é um jardim científico que foi projetado em meados do século XIX para complemento moderno e útil do ensino e investigação da botânica na Escola Politécnica. O local escolhido, no Monte Olivete, tinha já mais de dois séculos de tradição no estudo da Botânica, iniciado com o colégio jesuíta da Cotovia, aqui sedeado entre 1609 e 1759.

A enorme diversidade de plantas recolhidas pelos seus primeiros jardineiros, o alemão E. Goeze e o francês J. Daveau, provenientes dos quatro cantos do mundo em que havia territórios sob soberania portuguesa, patenteava a importância da potência colonial que Portugal então representava, mas que na Europa não passava de uma nação pequena e marginal. Edmund Goeze, o primeiro jardineiro-chefe, delineou a ”Classe” e Jules Daveau foi o responsável pelo ”Arboreto”.

As coleções sistemáticas servem vários ramos da investigação botânica, demonstram junto do público e das escolas a grande diversidade de formas vegetais e múltiplos processos ecológicos, ao mesmo tempo que representam um meio importante e efetivo na conservação de plantas ameaçadas de extinção.

A notável diversidade de palmeiras, vindas de todos os continentes, confere inesperado cunho tropical a diversas localizações do Jardim. As cicadáceas são um dos ex-libris: autênticos fósseis vivos, representam floras antigas, que na maioria se extinguiram. Hoje, são todas de grande raridade, havendo certas espécies que só em jardins botânicos se conservam.

O Jardim é particularmente rico em espécies tropicais originárias da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul, o que atesta a amenidade do clima de Lisboa e as peculariedades dos microclimas criados neste Jardim. A 4 de novembro de 2010 o Jardim Botânico foi classificado como monumento nacional.


Transportes: 

Autocarros: 202, 720, 727, 738, 758, 773.

Metro: Rato (Linha Amarela).

 

Source: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Contactos

morada Rua da Escola Politécnica 56/58, 1250-102 Lisboa

Pontos de Interesse

Moinho das Castanholas

Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas Exposição permanente Nela podem ser visitados quatro casais de mós, painéis informativos e todo o sistema de moagem. Serviço educativo Disponibilizadas atividades referentes ao ciclo do cereal bem como visitas guiadas....

Farmácia Morão

Numa das sete colinas de Lisboa, no Largo da Graça 63 E/I em frente do convento da Graça, situa-se a Farmácia Morão Herdeiros Fundada em 1896 pelo farmacêutico José Augusto Morão, ainda hoje se mantém na família sob a direcção técnica de Helena Maria Almeida de Morão...