
António de Almeida Cardoso, após trabalhar como alfaiate em São Pedro do Sul, mudou-se para Lisboa e abriu aí a Alfaiataria A. Cardoso na Travessa da Palha, actualmente Rua dos Correeiros, na Baixa.
Em 1885, o alfaiate António de Almeida Cardoso, muda de ramo e dá-lhe o nome actual. Foi a primeira loja especializada na comercialização e produção de bandeiras em Lisboa. Deste Sr. Cardoso conta-se que era fervoroso republicano. Tendo ainda servido várias décadas uma monarquia, deve-lhe ter sabido bem ter sido na sua casa a confecção da primeira bandeira da República Portuguesa, em 1910. Entretanto a casa viu sair dali muitas outras bandeiras célebres, como as produzidas para a Casa Real Espanhola (uma monarquia, lá está, mas negócio é negócio…).
A mão que faz uma bandeira, hábil na costura e no bordado, é tão antiga quanto a necessidade de as ter: marcar território, identificar uma família ou projecto colectivo, fazer uma distinção, ostentar uma crença ou um poder. Tudo isto é quase tão antigo quanto o próprio tempo: a guerra, a hierarquia, a religião. Hoje, no entanto, a Casa das Bandeiras não serve só clientes militares, nobres e religiosos, mas também diversas entidades públicas e privadas – uma sociedade filarmónica, misericórdias, autarquias, empresas ou clubes desportivos. Mudam-se os tempos, mudam-se as identidades…
MORADA:
Rua dos Correeiros 149-151
HORÁRIOS:
2ª A 6ª 09:30 – 13:00 / 14:00 – 18:30
Fonte: Lojas com História; Loja das Bandeiras site oficial; Blog Lisboa de Antigamente
Recent Comments