Select Page

Marco Histórico do Cazenga

Respeito. Em Luanda, o Cazenga é território com força. Com a cara enlodada e desfigurada, um dos mais habitados e populares municípios da capital tem, lá no meio, um ponto com História oficial. Marco Histórico 4 de Fevereiro, ou o Marco Histórico do Cazenga, como é mais conhecido.

A história data de antes de 1961, quando os homens que protagonizaram o 4 de Fevereiro começaram a preparar-se para tomar de assalto cadeias, esquadras da Polícia e outros pontos estratégicos do poder colonial português em Luanda. O treino sobre manejo de catanas, ou sobre como desarmar sentinelas começou por ter lugar, segundo os participantes no movimento, em Cacuaco. No entanto, alertados por supostas infiltrações da secreta portuguesa, acabaram por transferir a base de treinos para um descampado no Cazenga. 

A 19 de Setembro de 2005, no antigo campo de treinos, foi inaugurado o Marco Histórico 4 de Fevereiro, em honra dos heróis que “ó Pátria nunca mais esqueceremos”.

Com 24 metros de altura, o monumento relembra os acontecimentos da “Revolução das Catanas”, como ponto de partida efectivo para a independência, mais de 14 anos depois.

Duas estátuas de seis metros simbolizam os comandantes Paiva Domingos da Silva e Imperial Santana, empunhando catanas em posição de ataque. O nome destes homens, assim como de outros que participaram no 4 de Fevereiro, estão inscritos em placas de bronze. Completam o memorial três painéis em alto e baixo relevo que mostram os assaltos às cadeias e esquadras.

Par além de lugar de memória, o Marco Histórico do Cazenga é hoje um ponto de reunião, de celebrações, de actividades políticas e desportivas. Conta com uma Mediateca e um Centro de Inclusão Digital onde os jovens podem ter acesso livre à internet, imprimir documentos e onde se dão cursos rápidos de informática. Para os mais novos, há um parque de diversões criado no final do ano passado, com baloiços e carros-de-choque.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Centro Cultural Kilamba

Localizado no Distrito Urbano do Rangel, era o antigo Centro Cultural e Recreativo Maria das Crequenhas. Para “a música genuína de Angola” o Centro Recreativo e Cultural da Kilamba em Luanda é um porto de abrigo, local de...

Marinha Casino

Situado na Ilha do Cabo e com um interior totalmente renovado, oferece um ambiente moderno, sofisticado onde cada visita se transforma numa experiência única pela localização privilegiada e a diversidade de oferta de entretenimento,...

Pastelaria Nilo

Uma das redes de pastelarias mais conhecidas em Luanda. Com vários estabelecimentos é recomendada pelos seus bolos, pães e bebidas.  Café de estilo europeu. Pré-pagamento.  Encerra aos...