O restaurante McDonald’s Imperial, situado na Praça da Liberdade, junto à Câmara Municipal do Porto, nos Aliados, foi considerado já por diversas vezes o restaurante mais bonito do mundo daquela cadeia de ‘fast-food’.
Inaugurado em 1995 e reaberto em 2008 – com uma nova imagem e um espaço McCafé – este restaurante do McDonald’s apresenta uma decoração contemporânea e ao mesmo tempo histórica. De acordo com responsáveis pela comunicação da McDonalds, a empresa preservou o património histórico do edifício dos anos trinta onde funcionava o emblemático Café Imperial. O projeto da recuperação do espaço contou com a colaboração da empresa A. Burmester, Arquitetos Associados Lda., que manteve, na fachada do prédio, a imponente águia de bronze e o nome Imperial e, no seu interior, o teto do bar, de vidro fosco e cristal e um vitral da autoria de Ricardo Leone, vitralista português.
Localizado no que já foi o Café Imperial nos anos 40, apresenta uma decoração em estilo art deco – frisos em relevo, vitrais coloridos, lustres pomposos. Em contraste, as mesas e bancos são modernas e coloridas. No rés-chão bem iluminado fica o balcão e o café, e no subsolo há mais lugares.
Está numa das principais artérias do Porto, a Avenida dos Aliados, perto da Estação de São Bento, da Sé, da rua de Santa Catarina, da Torre dos Clérigos e da Ribeira.
Localização – Praça da Liberdade
Fonte – Local Porto; Business Insider magazine;