Select Page

Mercado Municipal

Em 1859 é criado em Aljustrel um mercado franco semanal, a ter lugar ao domingo, e que tinha lugar no local onde é hoje a Praça 13 de Janeiro. Este mercado, que em 1901 passa a diário, manteve-se nesse local até 1929, tendo lugar num terreiro, em que os produtos estavam expostos ao pó e ao calor durante os meses de verão e à chuva e à lama durante os meses de Inverno, com queixas constantes, tanto do público como dos comerciantes, que suportavam diariamente o frio e a chuva durante os meses de Inverno e um sol abrasador nos meses de Verão.

Em 1906 a Câmara Municipal decide construir, no local atual, um mercado de raiz. Burocracias e falta de dinheiro fazem com que apenas em 1927 seja adjudicada a um pedreiro a obra de construção civil do mercado municipal, que acaba por ser inaugurado em 1929, compreendendo um edifício de tijolo e alvenaria de pedra, com diversas lojas em torno de uma área central onde se encontravam os “tabuleiros” de venda. Possuía ainda exteriormente, um telheiro metálico, aberto, onde se efetuava a venda do peixe, e uma zona ajardinada.

Em 2007 sofreu obras de recuperação e adaptação, tendo sido eliminado o telheiro metálico da venda de peixe uma vez que esta passou a ser feita num edifício anexo, construído para o efeito. No lugar do telheiro metálico foi colocada uma fonte ornamental.

Posteriormente, em 2017, o espaço foi de novo requalificado tendo-se melhorado substancialmente as suas condições, tanto para o público como para vendedores e passando a albergar uma dependência do Posto de Turismo.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Restaurante Tabuinhas

ESPECIALIDADES: Bacalhau com Natas, Arroz de Pato, Feijoada de Chocos DESCANSO SEMANAL: Domingo CAPACIDADE: 58 pessoas PAGAMENTO COM MB: Sim CARTÃO CRÉDITO: Não ACESSIBILIDADE REDUZIDA: SALA: Com auxílio / WC:...

Praça de Touros de Aljustrel

A tradição da tourada em Aljustrel vem de longa data, contudo, conforme se pode verificar pelas notícias de jornais da época que as descrevem, estas touradas eram mais divertimentos do que propriamente touradas, tal como são conhecidas hoje. Em 1862 “O Bejense” dá...