Select Page

Mosteiro de Alcobaça

A fundação da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e respectiva Carta de Couto datam de 8 de Abril de 1153. Os domínios da Ordem de Cister ficam assim consagrados. Os do Reino de Portugal, com a conquista das cidades de Santarém e de Lisboa, em 1147, avançaram para sul em direcção à Linha do Tejo. Este facto, obrigava a um povoamento rápido e eficaz para que a expansão cristã continuasse para sul.

A protecção dos Coutos foi entregue à milícia da Ordem do Templo, isentando-os, tanto quanto possível, das investidas militares dos mouros. O ponto fulcral e irradiador de toda esta dinâmica era a própria abadia. A respectiva construção foi iniciada em 1178. Esta data está envolta em grande significado “estratégico”: quatro anos depois, São Bernardo foi canonizado. Será, decerto, uma das primeiras abadias da Ordem a ser construída já com esta intenção.

A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico. A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitectura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um pólo quase isolado, uma jóia branca na paisagem.

Como chegar: De Lisboa ou Leiria – A8 até à saída Alcobaça/Nazaré/Valado dos Frades, depois EN 8-5 em direção a Alcobaça. Alternativa A1, saída Leiria, por Norte ou Aveiras por Sul, depois IC2. Autocarros urbanos: Expresso.

Estacionamento: Estacionamento: Gratuito. Para automóveis – disponível a Norte e a Sul do monumento, com capacidade para 100/200 viaturas. Para autocarros – disponível a Sul (em parque privativo) e a Nascente (junto ao pavilhão multiusos), com capacidade para 12 viaturas.

Acessibilidade: Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida possível em todo o percurso, com possibilidade de cedência de cadeira de rodas mecânica.

Horários:

  • outubro a março: Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
  • abril a setembro: Das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30)
  • A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento
  • Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro
Contactos

morada

telefone +351 262 505 120

email geral@malcobaca.dgpc.pt

Pontos de Interesse

Praia do Alvor Nascente (Três Irmãos)

Localizada para nascente da ria, esta praia usufrui ainda da proximidade da típica vila do Alvor e da paisagem aberta sobra a baía e amplo sistema dunar, embora progressivamente enquadrada pelos empreendimentos turísticos da região. Assim, na frente de mar,...

Praia de Santa Eulália

Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante. Os pinheiros-mansos formam um bosque denso e surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos...

Praia de Buarcos

O Cabo Mondego é um prolongamento até ao mar das montanhas da Serra da Boa Viagem, protegendo o extenso areal da Praia de Buarcos dos fortes ventos de norte, tornando o mar mais calmo e com boas condições para a prática de windsurf. Outrora uma tranquila povoação...