Select Page

Mosteiro de Alcobaça

A fundação da Abadia de Santa Maria de Alcobaça e respectiva Carta de Couto datam de 8 de Abril de 1153. Os domínios da Ordem de Cister ficam assim consagrados. Os do Reino de Portugal, com a conquista das cidades de Santarém e de Lisboa, em 1147, avançaram para sul em direcção à Linha do Tejo. Este facto, obrigava a um povoamento rápido e eficaz para que a expansão cristã continuasse para sul.

A protecção dos Coutos foi entregue à milícia da Ordem do Templo, isentando-os, tanto quanto possível, das investidas militares dos mouros. O ponto fulcral e irradiador de toda esta dinâmica era a própria abadia. A respectiva construção foi iniciada em 1178. Esta data está envolta em grande significado “estratégico”: quatro anos depois, São Bernardo foi canonizado. Será, decerto, uma das primeiras abadias da Ordem a ser construída já com esta intenção.

A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico. A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitectura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um pólo quase isolado, uma jóia branca na paisagem.

Como chegar: De Lisboa ou Leiria – A8 até à saída Alcobaça/Nazaré/Valado dos Frades, depois EN 8-5 em direção a Alcobaça. Alternativa A1, saída Leiria, por Norte ou Aveiras por Sul, depois IC2. Autocarros urbanos: Expresso.

Estacionamento: Estacionamento: Gratuito. Para automóveis – disponível a Norte e a Sul do monumento, com capacidade para 100/200 viaturas. Para autocarros – disponível a Sul (em parque privativo) e a Nascente (junto ao pavilhão multiusos), com capacidade para 12 viaturas.

Acessibilidade: Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida possível em todo o percurso, com possibilidade de cedência de cadeira de rodas mecânica.

Horários:

  • outubro a março: Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
  • abril a setembro: Das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30)
  • A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento
  • Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro
Contactos

morada

telefone +351 262 505 120

email geral@malcobaca.dgpc.pt

Pontos de Interesse

Praia de São Pedro de Maceda

A Praia de São Pedro de Maceda é uma praia tipicamente seminatural, despertando o interesse dos surfistas para uma área costeira tranquila. Nas extremidades desta praia é possível a observação de escarpas de erosão de grande altitude, provocadas pela forte erosão...

Praia das Furnas

Situada perto de Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda do Rio Mira, a Praia das Furnas é uma praia fluvial, com forte influência marítima. Durante a maré vazia a praia estende-se para lá da foz do Rio Mira, formando-se pequenas enseadas no areal entre as rochas....

Praia Fluvial de Monsaraz

A Praia Fluvial de Monsaraz, situa-se no Centro Náutico de Monsaraz, numa zona interior longe do mar e aliando as ofertas já existentes no concelho de Reguengos de Monsaraz, à primeira praia fluvial da albufeira de Alqueva. A Praia Fluvial de Monsaraz tem todas as...