Select Page

Museu da Água

A primeira tentativa de musealização do espólio da Companhia das Águas de Lisboa deu-se em 1919, através de uma deliberação da Assembleia-Geral. Foi então criada uma divisão responsável pelos trabalhos de desenho, arquivo, biblioteca e museu, onde esteve implícita a obrigação de organizar e conservar uma variedade de peças com características próprias capazes de construir um espaço expositivo.

No final dos anos 30, do século XX, iniciou-se o primeiro processo de inventário com o objectivo de organizar todo um espólio recolhido ao longo de duas décadas.

Mais tarde, em 1950, na sequência da demolição das caldeiras da antiga Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, deu-se um processo de remodelação do edifício onde foi construído um primeiro andar nos corpos sul e central, projectado para acolher o arquivo corrente da empresa e instalações do laboratório da empresa. Em simultâneo, foram dados os primeiros passos para a elaboração de um espaço museológico.

Em 1987 foi finalmente instalada uma exposição permanente onde se destacava a história da evolução do abastecimento de água à cidade de Lisboa, desde a presença romana até hoje. Foi exposto um conjunto de peças pertencentes ao acervo da empresa.

Em 1990 o Museu da Água foi galardoado com o Prémio do Conselho da Europa, sendo o único museu português detentor desta distinção, que destaca o contributo para o entendimento e conhecimento da herança cultural europeia, bem como para a consciencialização da sua identidade.

A primeira exposição permanente manteve-se até Dezembro de 2013, altura em que se iniciaram novas obras de requalificação do edifício da estação elevatória a vapor dos Barbadinhos, com enfoque para as acessibilidades, modernização e actualização do espaço expositivo e adequada musealização do património industrial ali patente.

 

Transportes:

Autocarros: 706, 712, 735, 782, 794.

Comboio: Santa Apolónia.

Metro: Santa Apolónia (Linha Azul).

 

Source: EPAL

Contactos

morada Rua do Alviela 12, 1170-012 Lisboa

Pontos de Interesse

Palácio Fronteira

Palácio construído no século XVII (1670-1673), por iniciativa de D. João de Mascarenhas, 1º Marquês de Fronteira, foi objecto de reconstrução e ampliação após o terramoto de 1755. Residência de campo dos marqueses de Fronteira, é um dos mais notáveis e originais...

Torre de Belém

Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO é um belo exemplar da arquitetura militar em Portugal. Construída em honra do santo patrono de Lisboa, S. Vicente, no local onde estava ancorada a Grande Nau que cruzava fogo com a fortaleza de S. Sebastião veio,...

Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos

Construída entre 1945 e 1948,no âmbito do programa de modernização dos equipamentos portuários da capital, destinava-se a assegurar o serviço de passageiros,quando o movimento de paquetes era ainda intenso. Projetada pelo...