Este Museu é resultado do projeto de musealização da antiga moagem de S. Domingos pertencente à família Mateus Vilhena. Esta moagem é testemunho de que o Homem necessita de perpetuar a sua história, de forma a transmiti-la às gerações vindouras.
A Fábrica da Moagem foi instalada num edifício de rés-do-chão e 1º andar, sendo a maior parte dos seus equipamentos construídos em madeira. As maquias e os cereais dos agricultores eram depositados no celeiro, ao lado da moagem, hoje transformado em Turismo Rural “Casa da Moagem”.
Na moagem todo o movimento é feito por correias de transmissão, ligadas a quatro eixos horizontais, com vários tambores de diferentes dimensões, que recebem o movimento de um motor a gasóleo. Maquinaria que pode ver no museu. A Fábrica da Moagem funcionou até 1984.
O Museu da Farinha, em São Domingos, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o prémio “Coleção Visitável”, que foi recebido no dia 29 de maio de 2015, na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa.
Horário
- De quarta-feira a domingo das 14h00 às 18h00
- Se existirem marcações para grupos, poderá abrir de manhã
Entradas: A partir dos 6 anos – 2,00 €