A criação deste museu, dedicado à tapeçaria de Portalegre, deve-se à iniciativa da Câmara Municipal que, em 2001, dotou a cidade de um espaço dedicado à apresentação, conservação e estudo deste singular património artístico e homenageou a acção empreendedora de Guy Fino, fundador da Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.
Instalado na antiga casa nobre Castel-Branco, remodelada com uma solução arquitectónica inovadora e harmoniosa, a sua criação contou com o apoio do Instituto Português de Museus e da Manufactura de Tapeçaria de Portalegre, que doou um conjunto significativo de peças. Para além da exposição permanente, o museu integra um espaço para exposições temporárias, destinado a iniciativas ligadas à temática da tapeçaria e às Artes Plásticas, tornando-se acima de tudo um museu de Arte Contemporânea.
Nas exposições temporárias procura-se mostrar influências e testemunhos dos vários artistas nacionais e estrangeiros que utilizaram as tapeçarias de portalegre como um suporte particular da sua expressão artística, ilustrando desta forma o percurso produtivo da Manufactura de Tapeçaria de Portalegre desde o seu início (nos anos 40 d séc. XX até ao presente). A visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre permitirá ao visitante observar, entre muitas outras, reproduções das obras de Júlio Pomar, Lima de Freitas, Maria Keil, Vieira da Silva, Almada Negreiros, Fred Kradolfer, Costa Pinheiro, Eduardo Nery, Arpad Szenes e José de Guimarães.
Morada: Rua da Figueira 9, 7300-139 Portalegre
Horário:
- Terça-feira a Domingo: 9:30-13:00 / 14:30-18:00
- Encerra às Segundas-feiras