Select Page

Museu do Oriente

O Museu do Oriente, inaugurado a 8 de maio de 2008, está instalado no antigo Edifício Pedro Álvares Cabral, projeto inicial do arquiteto modernista João Simões, em 1939/40 e agora readaptado pelos arquitetos Carrilho da Graça e Rui Francisco. Encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.

O acervo do museu, ilustrativo das relações que Portugal estabeleceu com a Ásia, integra, entre outros, núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense. Núcleos traduzidos por objetos votivos e de ritual, cerâmicas e terracotas, têxteis, mobiliário, pintura e máscaras, aos quais se juntou, em 1999, por doação do sinólogo francês Jacques Pimpaneau, a Coleção Kwok On de arte popular asiática: 13 mil peças, muitas delas raras e de grande escala.

O Museu do Oriente está organizado em torno de duas grandes exposições permanentes:

– Presença Portuguesa na Ásia: exposição constituída por objetos artísticos e documentais, integra várias peças de excecional valor, com destaque para os biombos chineses e japoneses dos séculos XVII e XVIII, para os vários objetos de arte namban, para uma coleção de peças de porcelana brasonada da Companhia das Índias e para um significativo acervo relacionado com as culturas dos Povos de Timor.

– Deuses da Ásia: exposição organizada a partir do extenso acervo da Coleção Kwok On, testemunhos das artes performativas e das grandes mitologias e religiões populares de toda a Ásia. Esta coleção é considerada uma das mais importantes no género, à escala europeia, possuindo exemplares de notável qualidade e de grande espetacularidade.

O programa de exposições temporárias está vocacionado para a divulgação das artes da Ásia, dando a conhecer os seus mais variados aspetos. O museu integra ainda um auditório, um centro de documentação, um centro de reuniões, uma loja/livraria, uma cafetaria e um restaurante.

Encerra às terças-feiras e nos dias 1 de janeiro e 25 de dezembro. Às sextas-feiras encerra às 22h00 e tem entrada gratuita a partir das 18h00.

 

Transportes

Autocarros: 712, 714, 728, 732, 738.

Elétrico: 15E, 18E.

Comboio: Belém (Linha Cascais).

 

Source: CM Lisboa.

Pontos de Interesse

FSCH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) é uma unidade orgânica da Universidade Nova de Lisboa. A faculdade tem por missão o serviço público para a qualificação de alto nível dos cidadãos e, em especial, dos cidadãos portugueses, nos domínios das ciências...

Hospital de São Francisco Xavier

A área de influência do Hospital é constituída pelas freguesias de São Francisco Xavier, Santa Maria de Belém, Ajuda, Alcântara e Santo Condestável, do Concelho de Lisboa, todo o Concelho de Oeiras, para cuja população é o hospital de primeira linha, e ainda todo o...

Adega do Ribatejo

A Adega do Ribatejo funcionou durante várias décadas como restaurante ganhando fama com a cozinha típica desta região. Com Augusto Caldas Silva como proprietário passou a ter fado acompanhado à viola e à guitarra com elenco próprio, do qual se destacam Maria Raquel e...