Select Page

Museu e Jardim-Escola João de Deus

No contexto da Associação de Escolas Móveis pelo Método de João de Deus, criada em 1882 com uma intenção social, e por iniciativa do filho do fundador, João de Deus Ramos, que assumiu a sua direção em 1908, foram inaugurados em Lisboa, respetivamente em 1915 e 1917, o Jardim-Escola João de Deus e o Museu João de Deus-Bibliográfico, Pedagógico e Artístico, com projeto de Raul Lino, datado de 1913.

Designada por Associação de Jardins-Escolas João de Deus a partir de 1922, é actualmente uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Revelando um conjunto arquitetónico único, o programa de arquitetura destes dois edifícios, de gosto eclético, é sóbrio e funcional, conciliando no mesmo espaço duas funções distintas: a escola, polo educacional das gerações mais novas, e o museu, polo educacional de celebração e memória dos mais velhos.

O edifício do Museu, localizado a Oeste do edifício do Jardim-Escola, apresenta planta composta em paralelepípedo e semicírculo com cobertura piramidal em telha. A fachada principal, a Norte, permite o acesso ao interior através de galilé aberta em pano de muro curvo, suportado por oito colunas com capitéis ornados por festões, e servida por escadaria em leque.

O edifício do Jardim-Escola, localizado a Este do edifício do Museu, de planta rectangular, é composto por três corpos separados por pilastras e encimado por um piso, prolongando-se no corpo central a um 2º andar ao nível da cobertura. O acesso ao interior, bem preservado, é feito através do corpo central, servido por escadaria de lanço reto e alpendre vazado por três arcos de volta perfeita suportados por colunas.

O edifício surge rematado superiormente por cornija em telha lusa, precedida por friso em azulejo polícromo, apenas interrompido pelas pilastras. Merece referência, no alçado lateral Oeste, o painel de azulejos, representando João de Deus a ensinar a ler, com a seguinte inscrição: “Associação de Escolas Móveis. Jardins Escolas João de Deus. Lisboa”.

A ocupação do espaço envolvente por anexos e outras construções não retirou qualquer peso simbólico ou valor arquitetónico a estes dois imóveis, pelo que se encontram classificados como Monumento de Interesse Público.

Transportes:

Autocarros: 709, 713, 773, 774. 

Elétricos: 25E, 28E. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Av. Álvares Cabral 69, 1200-667 Lisboa

Pontos de Interesse

Biblioteca Nacional de Portugal

As origens da Biblioteca Nacional (BN) remontam a 29 de fevereiro de 1796, data de criação da Real Biblioteca Pública de Corte. Após séculos de instalações precárias e de um constante crescimento do...

Ascensor da Glória

Fazendo a ligação entre a Av. da Liberdade/Restauradores e a Rua de São Pedro de Alcântara é, atualmente, o ascensor mais movimentado da cidade, transportando cerca de três milhões de passageiros por ano. Construído pela Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa,...

Amoreiras Shopping

O perfil das Torres das Amoreiras é reconhecido por portugueses e turistas. Uma referência relevante na história da arquitetura da cidade de Lisboa. Inaugurado a 27 de setembro de 1985 e inserido num complexo de escritórios e...