Select Page

Museu e Jardim-Escola João de Deus

No contexto da Associação de Escolas Móveis pelo Método de João de Deus, criada em 1882 com uma intenção social, e por iniciativa do filho do fundador, João de Deus Ramos, que assumiu a sua direção em 1908, foram inaugurados em Lisboa, respetivamente em 1915 e 1917, o Jardim-Escola João de Deus e o Museu João de Deus-Bibliográfico, Pedagógico e Artístico, com projeto de Raul Lino, datado de 1913.

Designada por Associação de Jardins-Escolas João de Deus a partir de 1922, é actualmente uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Revelando um conjunto arquitetónico único, o programa de arquitetura destes dois edifícios, de gosto eclético, é sóbrio e funcional, conciliando no mesmo espaço duas funções distintas: a escola, polo educacional das gerações mais novas, e o museu, polo educacional de celebração e memória dos mais velhos.

O edifício do Museu, localizado a Oeste do edifício do Jardim-Escola, apresenta planta composta em paralelepípedo e semicírculo com cobertura piramidal em telha. A fachada principal, a Norte, permite o acesso ao interior através de galilé aberta em pano de muro curvo, suportado por oito colunas com capitéis ornados por festões, e servida por escadaria em leque.

O edifício do Jardim-Escola, localizado a Este do edifício do Museu, de planta rectangular, é composto por três corpos separados por pilastras e encimado por um piso, prolongando-se no corpo central a um 2º andar ao nível da cobertura. O acesso ao interior, bem preservado, é feito através do corpo central, servido por escadaria de lanço reto e alpendre vazado por três arcos de volta perfeita suportados por colunas.

O edifício surge rematado superiormente por cornija em telha lusa, precedida por friso em azulejo polícromo, apenas interrompido pelas pilastras. Merece referência, no alçado lateral Oeste, o painel de azulejos, representando João de Deus a ensinar a ler, com a seguinte inscrição: “Associação de Escolas Móveis. Jardins Escolas João de Deus. Lisboa”.

A ocupação do espaço envolvente por anexos e outras construções não retirou qualquer peso simbólico ou valor arquitetónico a estes dois imóveis, pelo que se encontram classificados como Monumento de Interesse Público.

Transportes:

Autocarros: 709, 713, 773, 774. 

Elétricos: 25E, 28E. 

Source: CM Lisboa. 

Contactos

morada Av. Álvares Cabral 69, 1200-667 Lisboa

Pontos de Interesse

IPO – Instituto Português de Oncologia

Em Vias de Classificação como Monumento de Interesse Público, este edifício do arquiteto Carlos João Chambers Ramos, projetado em 1927 e inaugurado em 1933, fazia parte de todo um conjunto de edifícios hospitalares que o mesmo...

Basílica da Estrela

Classificada como Monumento Nacional é, também conhecida por Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Mandada erguer por D. Maria I, como cumprimento de um voto que fizera pelo nascimento de D. José, a obra foi iniciada em 1779 e concluída em 1789. Com projeto da autoria...

Galeria Pedro Cera

A Galeria Pedro Cera foi fundada em 1998 com o objetivo de dar destaque, principalmente, a jovens artistas portugueses. Em setembro de 2008 a galeria mudou-se para um novo local e fez uma atualização do programa. Atualmente, a galeria exibe,...