Localizado num dos edifícios mais antigos de Messejana, no centro histórico da vila, na rua do Espírito Santo. Edifício que pertenceu a uma conhecida família da terra e que foi doado à Santa Casa da Misericórdia de Messejana com o propósito de criação de um museu etnográfico.
Trata-se de um espaço que pode considerar-se a sala de visitas da Vila. O edifício possui 12 divisões, ocupadas por expositores e peças que tentam reproduzir diversas atividades do quotidiano da comunidade como, por exemplo, uma antiga loja, uma sala de aula, várias dependências das casas típicas alentejanas, das mais modestas às mais abastadas como cozinhas, despensa, o quarto de cama e sala de costura, ou ainda onde se expõem objetos como os cântaros de Francisco Bartolomeu, o último aguadeiro de Messejana.
O Museu tem ainda uma sala que reconstitui o escritório de Soares Victor, filho ilustre da terra e uma sala que reconstitui o consultório do Dr. Guisado, conceituado médico de Messejana.
No pátio exterior deste espaço podemos também contemplar um conjunto notável de alfaias e instrumentos agrícolas antigos.