Em 1926 a denominação do Museu é alterada para Museu Militar. O edifício do museu encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público. A mostra das coleções museológicas desenvolve-se ao longo de 33 espaços expositivos. O visitante que percorre o museu pode verificar que a natureza das coleções não passa unicamente pelas peças bélicas, mas também pelo património artístico patente na pintura, azulejaria e escultura, pela mão de insignes artistas dos séculos XVIII, XIX e XX.
Através do seu espólio, o Museu Militar aborda as grandes temáticas da história de Portugal. A missão do museu encontra-se patente na sua divisa: “MAIORVM NATV ARMA PROPONIMVS” (“Expomos as Armas dos Antepassados”). O museu contempla, desde 1998, um espaço nas caves para a realização de exposições temporárias e de outros eventos culturais.
No percurso do itinerário interior o visitante poderá dispor no “Pátio dos Canhões” de uma loja e de uma cafetaria. Caracteriza-se por ser um museu que vive de uma exposição permanente, porém são várias as exposições temporárias que se realizam anualmente.
Encerra às segundas-feiras e feriados.
Transportes:
Autocarros: 206, 210, 706, 712, 728, 734, 735, 759, 781, 782, 794.
Metro: Santa Apolónia (Linha Azul).
Comboio: Estação de Santa Apolónia.
Source: Museu Militar de Lisboa
Recent Comments