Select Page

Museu Nacional do Azulejo

O Museu Nacional do Azulejo tem por missão recolher, conservar, estudar e divulgar exemplares representativos da evolução da cerâmica e do azulejo em Portugal, promovendo as boas práticas de inventariação, documentação, investigação, classificação, divulgação, conservação e restauro da cerâmica e, muito em especial, do azulejo. Integra também a missão do MNAz a salvaguarda patrimonial da igreja e dos demais espaços do antigo Mosteiro da Madre de Deus.

O MNAz procura constituir-se como referência nacional e internacional, seja pela especificidade das suas coleções e dos seus espaços musealizados, seja pela excelência dos conhecimentos que lhe compete produzir e apoiar.

O centro das suas atividades é a cerâmica de revestimento, pelo que deve constituir-se como entidade de referência e apoio à formação académica e profissional, à investigação científica e tecnológica nas áreas da cerâmica de revestimento, cabendo-lhe apoiar as entidades públicas e privadas que tutelam patrimónios construídos com revestimentos cerâmicos, por todo o país.

Através das suas atividades, o museu dá a conhecer a história do azulejo em Portugal procurando chamar a atenção da sociedade para a necessidade e importância da proteção daquela que é a expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa no mundo. 

Encerra às segundas feiras e nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro. 

 

Transportes:

Autocarros: 718, 742, 759, 794.

Metro: Santa Apolónia (Linha Azul).

Comboio: Estação de Santa Apolónia.

 

Source: Museu Nacional do Azulejo

Contactos

morada Rua Madre Deus 4, 1900-312 Lisboa

Pontos de Interesse

Estádio da Luz – Sport Lisboa e Benfica

O novo estádio da Luz, inaugurado em Outubro de 2003, tem 65 mil lugares cobertos, apresenta vários bares e restaurantes no interior do estádio, um museu, estacionamento, health club, um business center e zona comercial. Com uma longa e importante...

Chiado

O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa. Localiza-se entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina. Em 1856, com a criação do grémio literário, um clube dos intelectuais da época, o Chiado tornou-se o centro do Romantismo Português,...