
Existem várias embarcações que saem por Porto de Setúbal e Tróia (Clube Naval Setubalense and Marina de Tróia) que o podem levar a descobrir os golfinhos do Sado e as magnificas paisagens que a costa da Serra da Arrábida proporciona, tudo isto naquela que é considerada pela UNESCO como “Uma das Mais Belas Baías do Mundo”.
Os primeiros estudos da população de roazes do Sado, data do início dos anos 80. Nessa altura contaram-se perto de 40 golfinhos, mas nas últimas décadas registou-se um declínio. Nos anos 90 o número de roazes manteve uma média de 30 indivíduos. Em 2005, chegou a contar-se apenas 22 animais. Neste momento habitam no estuário do Sado 27 golfinhos. Este aumento do número de roazes no Sado poderá estar relacionado com o facto de se ter deixado de registar a emigração de alguns animais desta população, por outro lado, com o sucesso reprodutor deste grupo,uma vez que a taxa de sobrevivência das suas crias passou a superar os 80%. Isto é, entre 1998 e 2005, registou-se o nascimento de 14 crias e apenas 3 ficaram na população. Entre 2005 e 2011, nasceram 11 crias e 9 sobrevivem.
Este passeio de barco segue ao longo da costa em busca de golfinhos que é possível encontrar novamente na Reserva Marinha da Arrábida. O passeio irá levá-lo para o avistamento mais conhecido, com uma taxa de sucesso de 95% em avistamentos de golfinhos.
É sempre uma boa experiência, que combina os golfinhos com um maravilhoso passeio de barco numa linha de custo de águas calmas e cristalinas, que é protegida dos ventos do norte pela serra da Arrábida.
Fonte: Rotas do Sal; Vertigem Azul
Recent Comments