Select Page

Paço Episcopal

Quando a cidade de Elvas se torna sede de um bispado em 1570 logo se começa a construção de uma casa nobre que servisse de domicílio a D. António Mendes de Carvalho, o primeiro bispo.

Para isso se edificou um magnífico palácio encostado à segunda cerca muçulmana, entre a torre “fernandina” e o Arco do Bispo (o topónimo do arco refere-se ao bispo de Évora D. Soeiro aquando da tomada de Elvas e não ao bispo da cidade raiana), ficando bem protegida e bem situada perto da Praça Nova. A construção sofreu múltiplas alterações. Ainda assim trata-se de um grande palácio de onde se destaca o seu revestimento azulejar encomendado pelo bispo D. Sebastião e Matos de Noronha a Miguel Martins em 1627. O Paço Episcopal é hoje sede da Polícia de Segurança Pública.

Contactos

morada R. de André Gonçalves 3, 7350-132 Elvas, Portugal

Pontos de Interesse

Fonte de São José

Construída totalmente em mármore, ao jeito neoclássico, é constituída por dois tanques opostos e de uma grande beleza. Colocada em frente aos antigos Quartéis do Casarão, para matar a sede aos militares e aos animais, está hoje dentro do espaço do Museu...

Arco do Miradeiro

O Arco do Miradeiro é uma das portas principais da primeira cerca islâmica, construída entre o final do século 8 e o início do século 9. Possui algumas pedras quadradas que pertenciam à antiga fortificação romana de Elvas.

Quartel do Trem

Majestoso quartel cuja construção foi iniciada em 1694 por determinação de D. Pedro II e terminada em 1715. O quartel foi tendo várias funçõ es militares durante a sua vida activa. Aqui se fabricavam granadas de mão, espingardas, carretas de madeira, entre...