Select Page

Padrão da Restauração

O simbólico monumento presente no centro da praça surge como uma homenagem à restauração da Independência de Portugal, por ocasião da celebração dos trezentos anos da efemeridade.
Nele destaca-se a inscrição “HONRA E GLÓRIA A CASTELO RODRIGO”.
A primeira inscrição refere dez de Dezembro de mil seiscentos e quarenta – os ecos da proclamação da restauração da independência.
A segunda inscrição reporta a vinte e cinco de Junho de mil seiscentos e sessenta e quatro.
A última data inscrita refere a data de sete de Julho de mil seiscentos e sessenta e quatro – batalha travada a sete de Julho. O sete de Julho, é a data da celebração do feriado municipal, assinala a data em que as tropas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães venceram na Salgadela (batalha de Castelo Rodrigo) o invasor espanhol, numa das cinco grandes batalhas da Restauração.

Contactos

morada R. do Relógio Nº2, 6440-031, Portugal

Pontos de Interesse

Igreja Matriz

Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora do Rocamador, Monumento Nacional desde 1922, foi fundada no séc. XIII dando assistência aos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, de estilo românico, sofreu remodelações nos séculos XVI e XVII, apresenta Torre...

Porta Nascente

Uma das três entradas na Vila medieval, de onde se pode contemplar o Mosteiro de Santa Maria de Aguiar de fundação cisterciense, a serra de nave redonda, a fronteira com Espanha e o Penedo Durão.

Castelo – Barbacâ

Em arquitetura militar é um muro anteposto às muralhas, de menor altura, com função de defesa do fosso ou fortificação. Após as reformas de D. Dinis o castelo ficou envolvida por uma barbacã, obrigando a que o acesso ao interior da fortaleza se fizesse num itinerário...