Select Page

Padrão da Restauração

O simbólico monumento presente no centro da praça surge como uma homenagem à restauração da Independência de Portugal, por ocasião da celebração dos trezentos anos da efemeridade.
Nele destaca-se a inscrição “HONRA E GLÓRIA A CASTELO RODRIGO”.
A primeira inscrição refere dez de Dezembro de mil seiscentos e quarenta – os ecos da proclamação da restauração da independência.
A segunda inscrição reporta a vinte e cinco de Junho de mil seiscentos e sessenta e quatro.
A última data inscrita refere a data de sete de Julho de mil seiscentos e sessenta e quatro – batalha travada a sete de Julho. O sete de Julho, é a data da celebração do feriado municipal, assinala a data em que as tropas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães venceram na Salgadela (batalha de Castelo Rodrigo) o invasor espanhol, numa das cinco grandes batalhas da Restauração.

Contactos

morada R. do Relógio Nº2, 6440-031, Portugal

Pontos de Interesse

Igreja Matriz

Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora do Rocamador, Monumento Nacional desde 1922, foi fundada no séc. XIII dando assistência aos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, de estilo românico, sofreu remodelações nos séculos XVI e XVII, apresenta Torre...

Cruzeiro encosta SO

Arquitectura religiosa, vernácula. Cruz latina de hastes com remates trilobados e faces lisas, sem ornamentação. Apesar da ausência de base, enquadra-se na tipologia do Cruzeiro do lugar de Nave Redonda, freguesia de Castelo Rodrigo. Possivelmente construído no século...