Select Page

Padrão da Restauração

O simbólico monumento presente no centro da praça surge como uma homenagem à restauração da Independência de Portugal, por ocasião da celebração dos trezentos anos da efemeridade.
Nele destaca-se a inscrição “HONRA E GLÓRIA A CASTELO RODRIGO”.
A primeira inscrição refere dez de Dezembro de mil seiscentos e quarenta – os ecos da proclamação da restauração da independência.
A segunda inscrição reporta a vinte e cinco de Junho de mil seiscentos e sessenta e quatro.
A última data inscrita refere a data de sete de Julho de mil seiscentos e sessenta e quatro – batalha travada a sete de Julho. O sete de Julho, é a data da celebração do feriado municipal, assinala a data em que as tropas comandadas por Pedro Jacques de Magalhães venceram na Salgadela (batalha de Castelo Rodrigo) o invasor espanhol, numa das cinco grandes batalhas da Restauração.

Contactos

morada R. do Relógio Nº2, 6440-031, Portugal

Pontos de Interesse

Torre de Menagem

Mandada construir por D. Dinis, após a integração na coroa portuguesa. Marca da clara vontade de afirmar a nova autoridade, tinha grande altura, forma quadrangular, encontrando-se em estado de abandono no século dezoito, foi demolida após as invasões francesas....

Pelourinho – monumento

Pelourinho Manuelino, Monumento Nacional desde mil novecentos e vinte e dois. Testemunho de autonomia jurídica e administrativa da vila medieval a que D. Manuel Primeiro atribui foral em mil quinhentos e oito. Tem cerca de oito metros de altura, ergue-se sobre...