Obra de enorme importância simbólica na cultura portuguesa e singular “retrato coletivo” na história da pintura europeia.
Temporariamente expostos no piso 1/sala 55
As seis pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves apresentam um agrupamento de 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
Uma solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magrebe.
Estas figuras, em volumes claramente afirmados, tão caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e atitudes quanto pela requintada definição pictórica dos trajes e adereços, parecem aliar, nesta encenação cerimonial, o intuito de uma evocação narrativa a uma visão contemplativa.
Embora permaneça problemático o pleno entendimento da intenção e significado da obra, crê-se que o autor das tábuas é o pintor régio de D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que estariam originalmente integradas no retábulo de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa.
Painéis de São Vicente
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Autor: Nuno Gonçalves (ativo 1450-1491)
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c. 1470
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Óleo (?) e têmpera sobre madeira de carvalho
207,2 x 64,2 cm; 207 x 60 cm; 206,4 x 128 cm; 206,6 x 60,4 cm; 206,5 x 63,1 cm -
Proveniência: Paço de São Vicente de Fora, Lisboa, 1913
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Piso 3/Sala 12