Select Page

Painéis de São Vicente

Obra de enorme importância simbólica na cultura portuguesa e singular “retrato coletivo” na história da pintura europeia.

Temporariamente expostos no piso 1/sala 55

As seis pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves apresentam um agrupamento de 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
Uma solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magrebe.

 

Estas figuras, em volumes claramente afirmados, tão caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e atitudes quanto pela requintada definição pictórica dos trajes e adereços, parecem aliar, nesta encenação cerimonial, o intuito de uma evocação narrativa a uma visão contemplativa.

 

Embora permaneça problemático o pleno entendimento da intenção e significado da obra, crê-se que o autor das tábuas é o pintor régio de D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que estariam originalmente integradas no retábulo de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa.

 

Painéis de São Vicente

 

  • Autor: Nuno Gonçalves (ativo 1450-1491)

  • c. 1470

  • Óleo (?) e têmpera sobre madeira de carvalho
    207,2 x 64,2 cm; 207 x 60 cm; 206,4 x 128 cm; 206,6 x 60,4 cm; 206,5 x 63,1 cm

  • Proveniência: Paço de São Vicente de Fora, Lisboa, 1913

  • Piso 3/Sala 12

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Parque Tecnológico de Óbidos

Nascemos como Parque Tecnológico de Óbidos enquanto parte integrante de uma estratégia local de desenvolvimento da economia criativa, num território até aí assente na Agricultura, Serviços e Turismo. A aposta numa economia de massa cinzenta foi uma das metas traçadas...

Pote

Com as viagens dos portugueses ao Oriente, começaram as encomendas de porcelana da China, de que este pote é um importante exemplo.   O pote em porcelana com as insígnias da Ordem dos Agostinhos é uma peça rara e fundamental no...

Chafariz do Senhor Jesus da Pedra

Envolto em contextos lendários, a imagem do Senhor Jesus da Pedra, de acordo com a lenda mais firmemente estabelecida, refere que um lavrador escutou uma voz entre um silvado dizendo que não iria chover enquanto não se venerasse condignamente a imagem (Gorjão S, 1998,...