Select Page

Painéis de São Vicente

Obra de enorme importância simbólica na cultura portuguesa e singular “retrato coletivo” na história da pintura europeia.

Temporariamente expostos no piso 1/sala 55

As seis pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves apresentam um agrupamento de 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente.
Uma solene e monumental assembleia representativa da Corte e de vários estratos da sociedade portuguesa da época, em ato de veneração ao patrono e inspirador da expansão militar quatrocentista no Magrebe.

 

Estas figuras, em volumes claramente afirmados, tão caracterizadas pela concentração expressiva dos rostos e atitudes quanto pela requintada definição pictórica dos trajes e adereços, parecem aliar, nesta encenação cerimonial, o intuito de uma evocação narrativa a uma visão contemplativa.

 

Embora permaneça problemático o pleno entendimento da intenção e significado da obra, crê-se que o autor das tábuas é o pintor régio de D. Afonso V, Nuno Gonçalves, e que estariam originalmente integradas no retábulo de São Vicente da capela-mor da Sé de Lisboa.

 

Painéis de São Vicente

 

  • Autor: Nuno Gonçalves (ativo 1450-1491)

  • c. 1470

  • Óleo (?) e têmpera sobre madeira de carvalho
    207,2 x 64,2 cm; 207 x 60 cm; 206,4 x 128 cm; 206,6 x 60,4 cm; 206,5 x 63,1 cm

  • Proveniência: Paço de São Vicente de Fora, Lisboa, 1913

  • Piso 3/Sala 12

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Fora da vila, na estrada para as Caldas da Rainha, ergue-se o Santuário do Senhor da Pedra, templo inaugurado em 1747. O risco da obra é de autoria do aquiteto Capitão Rodrigo Franco (da Mitra Patriarcal) e tem a particularidade de articular um volume cilíndrico...

Pote

Com as viagens dos portugueses ao Oriente, começaram as encomendas de porcelana da China, de que este pote é um importante exemplo.   O pote em porcelana com as insígnias da Ordem dos Agostinhos é uma peça rara e fundamental no reduzido conjunto identificado da louça...

Igreja de São João Batista – Museu Paroquial

Recuperada pela Câmara Municipal de Óbidos entre 2002 e 2003, a Igreja de São João Baptista, um dos imóveis mais simbólicos e uma referência incontornável do património edificado em Óbidos, acolhe presentemente o Museu Paroquial. O templo mandado erigir pela Rainha...