Select Page

Paiol de Santa Bárbara

O Paiol de Santa Bárbara era o maior dos paióis de Elvas. Foi construído perto do Castelo durante a Guerra da Restauração (1640-1668) para armazenar material de guerra, função que cumpriu até 1915. Em 1861 foram-lhe acrescentados vários pára-raios.

É cercado por uma muralha protectora, tendo um portal de acesso constituído por uma porta de arco redondo apoiado sobre colunas quadradas com mísulas e frontão com as armas portuguesas. A porta é sobreposta por um nicho que conteve a imagem em pedra de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros. Tanto na fachada como nas paredes laterais encontram- se uma espécie de gárgulas. O seu interior é abobadado, de uma só nave, da qual se parte para outras pequenas divisões.

Pontos de Interesse

Fonte do Senhor Jesus da Piedade

Situada nas traseiras da Igreja do Senhor Jesus da Piedade, é uma fonte esculpida em mármore, constituída por uma concha assente sobre dois monstros marinhos e encimada por outra concha onde surgem dois meninos que repousam sobre um velho de cuja boca brota a...

Elvas

Elvas é uma cidade raiana portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com 16.440 habitantes. É sede de um município com 631,29 km² de área e 23.078 habitantes, subdividido em sete freguesias. Fonte: Câmara...

Aljube Eclesiástico

Antiga dependência do Bispado de Elvas que tinha como finalidade ser uma prisão eclesiástica. Foi construído no séc. XVII por ordem do Bispo D. Baltasar de Faria Vilas-Boas, cujo brasão se pode identificar na fachada do edifício.