Select Page

Palácio dos Condes de Almada/Palácio da Independência

Fundado em 1467, por D. Fernando de Almada, a sua traça medieval primitiva foi conhecendo alterações, tendo subsistido dessa época 4 portais e 2 grandes cháminés de cones facetados, à semelhança das do Palácio da Vila de Sintra. O edifício atual traduz, assim, uma linguagem resultante das intervenções manuelina e maneirista.

De planta retangular centralizada num pátio concebido para permitir a circulação de carruagens, o exterior do imóvel surge articulado em duas fachadas rigorosamente estruturadas, com uma ausência quase total de ornamentação, e animadas pela abertura de filas de janelas de sacada com moldura retangular, concentradas num amplo portal, sobreposto por uma varanda de balaústres para a qual abre o janelão central do andar nobre, encimado pelo brasão dos Almada.

Merecem destaque no interior, os painéis de azulejos barrocos, os de albarradas e os historiados joaninos. Este Palácio está classificado como Monumento Nacional, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua tradição histórico-política.

Foi aqui que se reuniram, por diversas vezes, os conjurados que conduziram à Restauração da Independência de Portugal em 1640. Almeida Garrett habitou o palácio em 1834 e a 1ª comemoração pública da Independência a ter lugar no edifício ocorreu em 1861.

Doado ao Estado em 1940 e após a sua ocupação sucessiva por vários organismos, o Palácio foi cedido na sua totalidade à Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em 1983, a qual procedeu a obras para a instalação de serviços, biblioteca e zonas de exposição.

Transportes:

Autocarros: 207, 711, 732, 736, 746, 759, 783.

Metro: Rossio (Linha Verde).

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Largo São Domingos 11, 1150-320 Lisboa

Pontos de Interesse

Parque Eduardo VII de Inglaterra

No prolongamento da Av. da Liberdade, constituindo um local de excelente vista panorâmica sobre a cidade, situa-se este jardim inicialmente denominado Parque da Liberdade, rebatizado com o nome do rei de Inglaterra aquando da sua visita a Lisboa em 1903. Desde a sua...

Calçada de Vhills

Trabalho composto por pedras da calçada portuguesa com a assinatura do famoso artista de arte urbana Vhils, feito em colaboração com os calceteiros de Lisboa. A obra, que teve “dois a três meses de preparação mais quatro semanas de trabalho com os calceteiros” da...

Hospital de São José

Hospital Geral. Antigo Convento e Colégio jesuíta de Sto. Antão-o-Novo, classificado como Imóvel de Interesse Público, construído a partir de 1579 sob o risco de Baltazar Álvares. A Igreja foi edificada entre 1613-1653,...