Select Page

Palácio dos Condes de Almada/Palácio da Independência

Fundado em 1467, por D. Fernando de Almada, a sua traça medieval primitiva foi conhecendo alterações, tendo subsistido dessa época 4 portais e 2 grandes cháminés de cones facetados, à semelhança das do Palácio da Vila de Sintra. O edifício atual traduz, assim, uma linguagem resultante das intervenções manuelina e maneirista.

De planta retangular centralizada num pátio concebido para permitir a circulação de carruagens, o exterior do imóvel surge articulado em duas fachadas rigorosamente estruturadas, com uma ausência quase total de ornamentação, e animadas pela abertura de filas de janelas de sacada com moldura retangular, concentradas num amplo portal, sobreposto por uma varanda de balaústres para a qual abre o janelão central do andar nobre, encimado pelo brasão dos Almada.

Merecem destaque no interior, os painéis de azulejos barrocos, os de albarradas e os historiados joaninos. Este Palácio está classificado como Monumento Nacional, não só pelo seu valor artístico, mas também pela sua tradição histórico-política.

Foi aqui que se reuniram, por diversas vezes, os conjurados que conduziram à Restauração da Independência de Portugal em 1640. Almeida Garrett habitou o palácio em 1834 e a 1ª comemoração pública da Independência a ter lugar no edifício ocorreu em 1861.

Doado ao Estado em 1940 e após a sua ocupação sucessiva por vários organismos, o Palácio foi cedido na sua totalidade à Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em 1983, a qual procedeu a obras para a instalação de serviços, biblioteca e zonas de exposição.

Transportes:

Autocarros: 207, 711, 732, 736, 746, 759, 783.

Metro: Rossio (Linha Verde).

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Largo São Domingos 11, 1150-320 Lisboa

Pontos de Interesse

Tesouro da Basílica Real de Castro Verde

Núcleo museológico de arte sacra, aberto ao público desde 2003, onde se podem apreciar algumas das alfaias religiosas mais importantes do concelho de Castro Verde. Este Tesouro está integrado na rede de núcleos de arte sacra do...

Casa Macário

Fundada em 1913 por Macário Moraes Ferreira Ldª., é um ícone das lojas do princípio do século XX, toda de origem com madeiras maciças em suaves curvas e linhas de garrafas sobrepostas ao balcão e ao lado da entrada. Nos anos 20 a Casa Macário dedicava-se única e...

Jardim da Estrela

O Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela, foi construído no século XIX (1842), por iniciativa do estadista Bernardo da Costa Cabral, Marquês de Tomar. É um jardim naturalista de conceção romântica, inspirado no tipo de parque à inglesa, cercado...