Select Page

Palácio Vagos/Paços de S. Cristóvão

Formado por arquitetura nobre e religiosa, este conjunto, atesta bem a importância que o local teve desde a idade média até à reforma pombalina. Aqui habitou D. Leonor, filha de D. Duarte, a partir de 1451, após aí ter celebrado o seu casamento, (por procuração), com Frederico III, Imperador da Alemanha.

Posteriormente, o Paço de S. Cristóvão transformou-se na residência dos Condes de Aveiras e Marqueses de Vagos, Morgados do Regedor, o qual deu o nome à rua onde o imóvel se encontra implantado.

Do paço primitivo ficou apenas o portal lateral gótico, quatrocentista, de colunas torsas, incluindo a do travejamento, único elemento do conjunto classificado como Monumento Nacional.

Apesar de ter sido reformulado no reinado de D. João V, o adiantado estado de degradação em que o deixou o terramoto de 1755 levou a que se efetuassem obras de reconstrução, das quais subsistiu a fachada principal, com cantarias e janelas joaninas.

Em 1864,o Marquês de Vagos vendeu o seu palácio, o qual foi objeto de novas intervenções, tanto no século XIX,como no século XX,dando lugar ao acrescento de pavilhões anexos e de novos andares, conferindo o aspecto atual ao edifício, pertencente à Associação de Socorros Mútuos de Empregados de Comércio de Lisboa, desde 1913.

Transportes:

Autocarro: 734.

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Largo de São Cristóvão, 1; Rua do Regedor, 2 Lisboa

Pontos de Interesse

Academia Nacional de Belas Artes

A Academia Nacional de Belas Artes é uma instituição de utilidade pública, tutelada pela Secretaria de Estado da Cultura. É herdeira da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa, instituída pela jovem rainha D. Maria II e Manuel da Silva Passos (Passos Manuel), através...

Teatro Politeama

Luís António Pereira, que era um homem apaixonado pelas artes do espectáculo, sonhou dar a Lisboa uma nova sala, onde a música e o teatro pudessem servir o público. Assim, nuns terrenos que comprou na Rua das Portas de Santo...

Pavilhão Chinês

O Pavilhão Chinês provavelmente será um dos lugares mais incríveis que você já viu… penetrar neste mundo, é voltar para o início do século, com todo o glamour que hoje em dia já não existe mais. A obscuridade, propositada, faz-nos descobrir aos poucos uma soberba...