Select Page

Pelourinho

Pelourinho quinhentista de ornamentação manuelina com a esfera armilar e uma cruz. A sua expressiva verticalidade é o símbolo da personalidade jurídica do concelho. Por vezes nele eram aplicados castigos públicos, para servirem de exemplo da justiça concelhia. Este Pelourinho está relacionado com a concessão do foral manuelino de mil quinhentos e dez. Nele podia ter lugar a aplicação de certos castigos, mas nunca a execução de qualquer sentença de morte. Tem interesse reparar que ainda restam vestígios do que poderá ter sido uma argola de ferro onde se prendiam os prevaricadores. Mas a sua presença servia para lembrar o direito do concelho a uma justiça própria que punindo os infratores se necessário, tenderia a manter a ordem e a paz internas. O pelourinho de Linhares tem uma base octogonal de três andares, o primeiro com o dobro da altura dos restantes. A coluna compõe-se de uma base quadrangular, decorada com esferas, e de um fuste octogonal. O capitel, em forma de cone invertido, exibe uma decoração própria da época manuelina, com uma ornamentação baseada em folhagens, que culmina com o coroamento da esfera armilar e uma cruz.

Pontos de Interesse

Parque campismo

Localizado numa zona verde já fora do núcleo urbano, este parque de merendas poderá ser utilizado para fins diversos e, como tal, dever-se-á contactar a junta de freguesia local para obter mais informações.

Casa Grande Juncais

Solar de granito do séc. XVI com pedra de armas da Família Barata Veloso – à qual sempre pertenceu – capela, dois pátios interiores e um jardim com fonte de excelente água, está classificado como imóvel de interesse público. Foi residência de D. Maria do...