Lançada sobre o Rio Leça, a ponte integrava-se num importante eixo viário medieval que ligava o Porto a Guimarães, seguindo desde o Alto da Maia até Alfena e daqui pelo vale do Leça até à ponte romana de S. Martinho do Campo onde transpunha o Ave. A ponte de S. Lázaro apresenta um tabuleiro em cavalete apoiado em dois arcos de volta perfeita, sendo de maior dimensão o que se situa do lado da margem direita. Algumas das pedras exibem as características siglas de pedreiro – sinais cruciformes e podomorfos. Aquando do seu restauro, em 1994, foi registado um silhar almofadado que comprova a filiação desta ponte numa estrutura congénere de época romana.
Nas imediações da ponte encontra-se a capela de S. Lázaro, outrora capela da Sr.ª do Remédios ou da Ponte. Estes elementos patrimoniais arquitetónicos encontram-se enquadrados pela Zona de Lazer de S. Lázaro, onde se encontra ainda um antigo moinho.
Pontos de Interesse na proximidade: Capela de S. Lázaro, Moinho de S. Lázaro, Centro Cultural de Alfena e Igreja Matriz de Alfena/ Sarcófago da antiga Igreja de São Vicente da Queimadela; Rio Leça.
Recent Comments