Select Page

Praia da Arrifana

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de “Pedra da Agulha”, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico. Estas arribas constituem também zona de nidificação para diversas espécies de avifauna, sendo uma das espécies mais comuns a Cegonha-branca (Ciconia ciconia).

Em situação única no mundo, é aqui que encontramos os seus ninhos sobre as arribas marítimas ou em rochedos junto à costa – os palheirões.

A norte da praia, junto à Fortaleza da Arrifana desfruta-se das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina. Mais a norte, na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico.

É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf ou o bodyboard, sendo muito procurada para a prática destas duas últimas modalidades. A época do surf começa assim que termina a época estival, tornando-se num paraíso para os surfistas.

Na povoação da Arrifana, que se desenvolve ao longo da encosta, existem apoios como restaurantes e cafés, onde é possível degustar a gastronomia local, onde o peixe sempre fresco está presente, assim como os mariscos desta costa, como os tão apreciados percebes.

GALARDÕES: Bandeira Azul

COMO CHEGAR: Tal como para a Praia do Monte Clérigo, siga a sinalização que encontra à direita a escassos metros após a saída sul da vila de Aljezur. No final da subida, volte à esquerda para a Praia da Arrifana.

COORDENADAS GPS: 37°17’39.45″N 8°51’58.53″W.

ACESSO: Fácil (um acesso faz-se pela rampa e o outro através de escadas em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Instalações sanitárias; parque de estacionamento antes da descida para a praia; bar/restaurante; telefone; recolha de resíduos; recolha selectiva.

PRAIA VIGIADA: Sim (durante a época balnear).

 

Fonte: Wikipedia; CM Aljezur; Visit Algarve

Contactos

morada

Pontos de Interesse
Rota do Surf
Este é o Roteiro para os amantes de Surf. Os principais pontos para a prática desta modalidade estão aqui! Boas Ondas!! Praias: Nazaré Peniche Ericeira Guincho Carcavelos Costa da Caparica...
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – PNSACV ocupa uma superfície de 89.568,77 ha (60.577,25 ha de área terrestre e 28.991,52 ha de zona marinha), com grande diversidade de habitat costeiros, incluindo praias, falésias, ilhotas e...

Antigo Convento de Corpus Christi

Convento mandado erigir pela rainha D. Luísa de Gusmão em 1648, em ação de graças pelo marido, D. João IV, ter escapado com vida da tentativa de regicídio de que foi alvo. Este convento, doado aos frades Carmelitas...

Dom Pedro Palace

O Dom Pedro Palace Hotel fica situado nas Amoreiras, a sete quilómetros do aeroporto de Lisboa e tem acesso directo desde a autoestrada de Cascais/Sintra e A2 Sul ao hotel. Serviços:   Receção 24h, câmbio de divisas,...