Select Page

Praia da Arrifana

Localizada na pequena povoação piscatória da Arrifana, esta praia insere-se numa zona de elevada importância ecológica e rara beleza natural, desenvolvendo-se num areal com mais de meio quilómetro de extensão. Protegida por altas arribas xistosas, forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a praia menos batida pelo vento e pela forte rebentação das ondas.

No topo sul desta praia marca presença uma negra e enorme rocha vertical no mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca, aqui denominada de “Pedra da Agulha”, que se tornou um ícone da costa sudoeste.

Nas arribas que envolvem a praia, encontram-se habitats prioritários, como formações de Cistus palhinhae em charneca marítima, espécie de flora com estatuto de ameaça vulnerável e endemismo ibérico. Estas arribas constituem também zona de nidificação para diversas espécies de avifauna, sendo uma das espécies mais comuns a Cegonha-branca (Ciconia ciconia).

Em situação única no mundo, é aqui que encontramos os seus ninhos sobre as arribas marítimas ou em rochedos junto à costa – os palheirões.

A norte da praia, junto à Fortaleza da Arrifana desfruta-se das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina. Mais a norte, na Ponta da Atalaia, famosa pelos seus percebes, existem vestígios do maior Ribat muçulmano da Península Ibérica, um convento-fortaleza de grande valor arqueológico.

É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o mergulho, o surf ou o bodyboard, sendo muito procurada para a prática destas duas últimas modalidades. A época do surf começa assim que termina a época estival, tornando-se num paraíso para os surfistas.

Na povoação da Arrifana, que se desenvolve ao longo da encosta, existem apoios como restaurantes e cafés, onde é possível degustar a gastronomia local, onde o peixe sempre fresco está presente, assim como os mariscos desta costa, como os tão apreciados percebes.

GALARDÕES: Bandeira Azul

COMO CHEGAR: Tal como para a Praia do Monte Clérigo, siga a sinalização que encontra à direita a escassos metros após a saída sul da vila de Aljezur. No final da subida, volte à esquerda para a Praia da Arrifana.

COORDENADAS GPS: 37°17’39.45″N 8°51’58.53″W.

ACESSO: Fácil (um acesso faz-se pela rampa e o outro através de escadas em madeira).

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO: Instalações sanitárias; parque de estacionamento antes da descida para a praia; bar/restaurante; telefone; recolha de resíduos; recolha selectiva.

PRAIA VIGIADA: Sim (durante a época balnear).

 

Fonte: Wikipedia; CM Aljezur; Visit Algarve

Pontos de Interesse

Mural Marielle Franco de Vhils

O Festival Iminente 2018 já lá vai, mas ficaram as marcas. Fortes, marcas fortes e políticas. Este ano num novo espaço, o Panorâmico de Monsanto, Vhils juntou-se à Amnistia Internacional para exigir justiça pelo assassinato de Marielle Franco. Alexandre Farto fez...

Pérola do Chaimite

Casa fundada no início da década de 40, cedo se dedicou à comercialização do café e do chá. Desde essa data até ao presente, uma verdadeira mestiçagem de cores, aromas e sabores das mais diversas origens se podem encontrar nesta casa onde reina o charme aliado à...

Museu da Água

A primeira tentativa de musealização do espólio da Companhia das Águas de Lisboa deu-se em 1919, através de uma deliberação da Assembleia-Geral. Foi então criada uma divisão responsável pelos trabalhos de desenho, arquivo, biblioteca e museu, onde esteve implícita a...