A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Tavira, junto à barra de Tavira. O acesso faz-se de barco, preferencialmente a partir do cais das Quatro Águas; o caminho para o cais acompanha o Rio Gilão e a frota de pesca artesanal que aí circula ou repousa, bem como as salinas luminosas, onde o pernilongo, ave que se assemelha a uma cegonha em miniatura, se alimenta.
A praia corresponde ao troço da Ilha de Tavira mais humanizado: existem várias casas de veraneio, um parque de campismo e inúmeros equipamentos turísticos, incluindo bares de “pés na areia” já no areal.
Também é possível encontrar apoios locais para praticar atividades náuticas e realizar cruzeiros pela Ria Formosa. Uma pequena mata de pinheiro manso, onde se pode observar o camaleão, diversifica a típica paisagem dunar das ilhas-barreira. Na face da ilha voltada para a ria, as crianças apreciam as águas mornas e mais paradas da laguna, bem como as estruturas do cais que possibilitam os mergulhos em salto.
Mais informações
Notas: De modo a contribuir para a preservação das dunas deverão ser utilizados os caminhos já existentes. As correntes junto à barra são normalmente muito fortes.Acesso de barco, preferencialmente a partir do cais das Quatro Águas (carreiras regulares), a cerca de 2 km de Tavira, existindo também a possibilidade de embarcar no centro de Tavira. Estacionamento amplo e ordenado junto ao cais das Quatro Águas. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudeste.