Select Page

Praia da Mareta

É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.

O extenso areal, com quase 800 metros, encontra-se enquadrado por arribas calcárias que se elevam nas extremas da praia, assinalando-se o desenho retilíneo do cabo de S. Vicente a marcar a paisagem.

Nestas formações rochosas distinguem-se enormes grutas e as plataformas de lapiás calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho-marítimo. Caminhando para leste, o areal torna-se mais tranquilo.

Mais informações
Notas: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, sobretudo nas extremas da praia.

Acesso pedonal e viário alcatroado em Sagres, seguindo as indicações para a praia. Bolsas de estacionamento amplo a cerca de 100 e 200 m da praia; estacionamento informal, em terra batida, e de pequena dimensão junto à praia. Equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Praia da Memória

Foi aqui que D. Pedro desembarcou em 1832 com um exército de 7500 homens para derrotar o irmão, D. Miguel. Em homenagem a essa vitória, aqui foi construído o Obelisco da Memória e foi em homenagem a este monumento que a praia ganhou este nome. Também conhecida como...

Praia de Paçô

É uma praia muito tranquila, com uma enseada, abrigada dos ventos do norte.A paisagem é dominada por um areal, por várias pequenas praias, por afloramentos graníticos e pelo Forte de Paçô classificado como Imóvel de Interesse Público desde 24 de Janeiro de 1967. Sobre...

Praia da Barreta

A Praia da Barreta situa-se na Ilha Deserta, à entrada da Barra Nova (Barra Faro-Olhão) e faz jus ao nome pelo facto de não ter construções e de ser pouco frequentada. O acesso faz-se por mar, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), sendo que na travessia pode...