A extensão de areal é imensa (quase 1 km de frente de mar) e muito diversificada: a poente predominam os equipamentos turísticos, estando o areal enquadrado na malha urbana; já para nascente, passando a Pedra dos Bicos (uma formação rochosa muito recortada que avança mar adentro), a praia vai-se naturalizando tornando-se progressivamente mais tranquila.
O acesso ao setor poente da praia faz-se através da povoação, atravessando ruas e pequenos largos onde são frequentes as esplanadas solarengas, deparando-se o visitante com um areal enquadrado por arribas modestas mas esteticamente recortadas.
O troço nascente também tem acesso pedonal através do centro da povoação ou então através do empreendimento situado na extrema leste da praia, descendo-se uma escadaria de madeira que percorre um barranco ladeado por manchas densas e frescas de pinheiro-manso. Também na Oura Nascente existem equipamentos turísticos na praia, mas caminhando para leste o areal torna-se muito tranquilo.
A envolvente caracteriza-se pelas cores quentes do areal e das arribas, apenas amenizadas pelo verde profundo dos pinheiros-mansos.