Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas. O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro.
Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento. As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente.
Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.
Mais informações
Notas: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.
Acesso viário alcatroado a partir da povoação do Burgau, seguindo na direção da praia durante cerca de 2,5 km. Estacionamento informal, em terra batida, de média dimensão. Equipamento de apoio (restaurante, wc e apoio balnear) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sudoeste.