O extremo poente da praia ainda é marcado pelas arribas calcárias que caracterizam o barlavento algarvio. Para nascente porém, inicia-se uma ampla baía arenosa enquadrada pelo centro urbano-turístico de Armação de Pera que disponibiliza inúmeros serviços aos utentes da praia.
Um passeio pedonal debruçado sobre o mar, com espaços ajardinados e uma vista sobranceira sobre a linha de costa, percorre o setor central da praia oferecendo esplanadas solarengas.
A leste da praia e fazendo justiça à longa tradição piscatória de Armação de Pera, o areal encontra-se ocupado por coloridas embarcações de pesca e casas de aprestos. O nome da praia advém de ser este o local onde os pescadores da povoação de Pera (situada mais para o interior) montavam a “armação” (aparelho de pesca) que era a base da sua subsistência.
Passada a praia dos Pescadores, as marcas humanas atenuam-se e o horizonte abre-se. Avistam-se então dunas a perder de vista e a zona húmida que se forma na foz da ribeira de Alcantarilha, com a sua vegetação típica e inúmeras aves aquáticas de que são exemplo a enorme garça-cinzenta ou os pequenos e incansáveis borrelhos.