
A ocupação humana neste local é antiga, tendo-se resumido durante muito tempo a comunidades piscatórias. Agora os barcos coloridos e as suas artes de pesca limitam-se a um setor da praia, estando o restante areal ocupado por restaurantes, apoios balneares e recreativos, e áreas desportivas.
Tendo-se assumido como pioneira na história do turismo algarvio, Monte Gordo continua a ser um importante centro turístico. O setor central da praia encontra-se enquadrado por uma animada avenida marginal com espaços ajardinados, zonas de estadia e múltiplos equipamentos turísticos.
O ambiente é do mais quente, seco e luminoso que se encontra no Algarve, e o mar é conhecido pela sua tranquilidade e calidez.
Nas pequenas dunas que ainda se vão formando no setor mais movimentado da praia, só o cardo-marítimo, com os seus espinhos, resiste ao pisoteio constante. Nas extremas da praia, as dunas elevam-se e é possível apreciar a rica vegetação dunar ao longo dos passadiços sobrelevados que dão acesso ao areal.
Mais informações
Notas: De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar e areal deverão ser atravessados utilizando os passadiços e passadeiras existentes.
Acesso viário alcatroado a partir da EN 125, seguindo na direção de Monte Gordo. Estacionamento amplo e ordenado. O acesso à extrema nascente da praia faz-se junto ao Parque de Campismo Municipal de Monte Gordo; aqui o estacionamento é informal, em terra batida, de média dimensão. Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância durante a época balnear. Praia Acessível. Orientação: sul.
Recent Comments