A estrada para a praia serpenteia ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Seixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos por sapais. Nas encostas do vale os bosques de sobro dão lugar, mais perto da praia, a matos litorais ricos em plantas aromáticas e melíferas que adoçam o ar.
O casario branco, encaixado na arriba, é essencialmente de veraneio. A praia é uma ampla língua de areia entre o mar e a ribeira que desagua no extremo norte do areal, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para banhos tranquilos. É também possível alugar canoas e passear pela ribeira, habitat de animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios.
As arribas que ladeiam a praia são negras, de xisto, e com veios de quartzo pérola, muito estratificadas e fissuradas, a fazer lembrar construções Lego.
A sul da Praia de Odeceixe surge uma pequena enseada, a Praia das Adegas que é praia oficial de naturismo. Em situação de maré cheia, é acessível através de um caminho pedonal que desce pela arriba junto ao miradouro (trilho íngreme seguido de escadaria de madeira).