A praia do Barril situa-se sensivelmente a meio da Ilha de Tavira, uma estreita língua de areia fina e branca. Para lá chegar basta atravessar uma pequena ponte pedonal que se eleva sobre um canal da ria e seguir depois a pé, ou nos comboios turísticos, durante cerca de 1 km até ao areal.
Pelo caminho vale a pena observar a fauna dos bancos de vasa, especialmente as bocas (caranguejo típico destes sapais) e, mais perto da praia, a vegetação dos campos dunares de onde se liberta um aroma intenso a caril, oriundo duma pequena planta, a perpétua-das-areias.
É ainda possível realizar um percurso de natureza que disponibilizada informação sobre a riqueza ambiental da Ria Formosa. O equipamento turístico da praia foi adaptado a partir de uma antiga armação de pesca do atum e no local ainda se pode ver o casario original e alguns objetos da faina, bem como um conjunto de grandes âncoras dispostas no espaço envolvente da praia.
O areal é imenso e caminhando cerca de 2 km para poente chega-se à Praia do Homem Nu, praia deserta e selvagem que se estende por mais 3 km até à Praia da Barra Nova, na Fuseta. O Homem Nu possui um setor classificado como praia oficial de naturismo.