O Carvoeiro, antiga povoação de pescadores que se converteu num centro turístico cosmopolita, nasceu associado a uma acolhedora enseada de águas calmas.
A povoação, muito branca e luminosa, dispôs-se em anfiteatro nas arribas circundantes e soube aproveitar o estético trabalho do tempo sobre as paredes rochosas, tornando-se a imagem turística do concelho. Os coloridos barcos dos pescadores que partilham o areal com os banhistas vão à faina mas também visitam grutas marítimas e praias selvagens, inacessíveis por terra, a pedido dos turistas.
Os caminhos pedonais e miradouros existentes no topo das arribas oferecem oportunidades de passeio e magníficas vistas panorâmicas sobre as cénicas arribas e o oceano. Uma solarenga praça central surge no seguimento do areal, constituindo um atrativo espaço de convívio e de comércio. É uma praia bastante frequentada, com muita animação.
Estando no Carvoeiro, atreva-se a subir pela estrada do Paraíso que percorre a arriba a poente, descobrindo a Praia do Paraíso, uma pequena concha de areia encaixada entre arribas altas. O acesso faz-se através de uma longa escadaria, sinuosa e estreita, e a sensação é a de se entrar numa piscina rochosa onde a atmosfera se impregna de maresia.