Select Page

Praia do Martinhal

O Martinhal situa-se para nascente da vila de Sagres e, embora ainda beneficie do abrigo proporcionado pela ponta da Baleeira, pode tornar-se bastante ventoso quando a nortada entra pelo amplo vale que antecede o areal.

As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos cénicos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, afamados pelas suas grutas submarinas e vida marinha.

A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale; apenas para nascente as arribas voltam a marcar a paisagem. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge um pequeno areal deserto, com acesso pedonal através da urbanização do Martinhal. Trata-se da Praia dos Rebolinhos que deve o seu nome ao calhau rolado que a preenche, os chamados “rebolinhos”.

Mais informações
Notas: Acesso viário alcatroado através da Urbanização do Martinhal em Sagres, seguindo na direção da praia durante cerca de 2 km.

Estacionamento amplo e informal, em terra batida. Equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância na época balnear apenas na Praia do Martinhal. Orientação: sudeste.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Quake Lisboa

Situado em Belém, o Quake combina diversão e conhecimento para oferecer-lhe uma experiência imersiva e interativa que não vai esquecer brevemente. Pensado para locais e visitantes, famílias e grupos de amigos, amantes de história, cientistas amadores e aqueles que...

Castelo dos Mouros

Com vista privilegiada sobre a Costa Atlântica, as várzeas e a Serra de Sintra, o milenar Castelo dos Mouros, de fundação muçulmana, ocupou uma posição estratégica fundamental na defesa do território local e dos acessos marítimos à cidade de Lisboa. Os artefactos ali...

Praia de S. Pedro do Estoril

A Praia de S. Pedro do Estoril apresenta um areal de dimensões consideráveis nos períodos de baixa-mar, assumindo como enquadramento mais marcante o “acidente” geológico da Pedra do Sal, a poente. A Pedra do Sal é composta, essencialmente, por calcários e margas com...