O passadiço de madeira que dá acesso à praia acompanha o troço final de uma pequena ribeira, cuja vegetação ribeirinha e seixos chegam perto da linha da maré. Na margem da linha de água surpreende a visão de um denso bosque de eucaliptos tão perto do areal.
A arriba que delimita a praia a oeste é alta e imponente, a formar bancadas calcárias revestidas por exuberantes matos costeiros, as quais são usualmente trepadas por surfistas sondando a ondulação.
Na entrada da praia o areal é amplo e forma-se uma pequena duna revestida por feno-da-praia perto da foz da ribeira; as areias alongam-se depois para nascente, ladeadas por arribas ocres, mais baixas, de desenho recortado a proporcionarem recantos abrigados aos banhistas. O Zavial é uma praia muito procurada por surfistas, sendo o troço nascente da praia mais tranquilo.
Mais informações
Notas: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, sobretudo nas extremas da praia, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba.
Acesso viário alcatroado a partir da povoação da Raposeira (EN 125), seguindo na direção do Zavial durante cerca de 4 km. Estacionamento ordenado, de média dimensão. Equipamento de apoio (restaurante, wc e apoio balnear) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.