Esta praia sucede-se à Praia do Inatel, no sentido nascente. Nos tempos da Indústria Conserveira as instalações do Inatel eram uma fábrica propriedade duma família de nacionalidade alemã, sendo o areal adjacente designado por “Alemães”. Com a instalação do Inatel, o troço do areal junto ao hotel adquiriu o nome daquela entidade, tendo o restante areal permanecido com a designação antiga.
A Praia dos Alemães possui uma envolvente mais naturalizada, comparativamente com as praias a poente; a pressão urbana é menor, a linha de arribas rebaixa um pouco e perde o seu desenho retilíneo, tornando-se mais recortada e adquirindo contornos orgânicos.
Várias linhas de escorrência de água das chuvas interrompem a arriba, esculpindo-a à sua passagem e originando reentrâncias no areal. Manchas de pinheiro-manso e arbustos de aroeira colonizam o topo das arribas; já perto do areal são frequentes as salgadeiras e em torno das linhas de água desenvolve-se canavial. O areal torna-se progressivamente mais tranquilo para nascente.