Select Page

Praia Fluvial da Mâmoa

A Praia Fluvial da Mâmoa, situada na bacia hidrográfica do Rio Úl, com uma área de cerca de 2 hectares, foi designada como água balnear, pela primeira vez, no verão de 2013. Desde 2017 tem sido classificada, em termos de qualidade da água, como excelente.

Esta classificação de excelência permitiu a distinção pela Quercus, em 2022, com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2022”.

Em 2020 foi galardoada pela primeira vez com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue a Praia Fluvial da Mâmoa pela obtenção dos padrões de excelência num conjunto de critérios que envolvem:

  • a educação ambiental,
  • a qualidade da água balnear,
  • a gestão da praia,
  • os serviços
  • a segurança,

tornando possível a coexistência do desenvolvimento local com o respeito pelo ambiente.

Inserida no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza, esta praia disponibiliza aos utilizadores todas as infraestruturas necessárias.

No âmbito do Programa Bandeira Azul, todos os anos há um tema e em 2022, à semelhança de 2021, o tema é “Recuperação de ecossistemas”. Uma temática incontornável, tendo em conta a crescente degradação dos ecossistemas e o seu impacto direto no bem-estar das pessoas.

Todos os anos são desenvolvidas ações de educação ambiental, na praia, dirigidas aos mais novos, com o objetivo de sensibilizar para o valor da biodiversidade ribeirinha e a importância da sua preservação. Através da observação da fauna e flora existente no Rio Úl, pretende-se criar novos olhares sobre os valores naturais, despertando o sentido crítico e de cidadania. Pretende-se também promover o contacto com a Natureza e mostrar o equilíbrio emocional por ela proporcionado.

Em 2022 foram reunidas as condições necessárias para a candidatura ao galardão de “Praia Acessível – Praia para Todos!”, programa criado em 2004, que visa promover a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada às praias.

Este galardão significa que todos os serviços disponíveis na praia estão acessíveis, bem como o acesso ao plano de água – este ano criamos uma pequena rampa para permitir o acesso fácil e livre de obstáculos ao plano de água, bem como a disponibilidade de uma cadeira anfíbia com serviço de apoio ao banho.

Durante a época balnear, definida no período de 1 de julho a 31 de agosto, são realizadas análises à água, de 15 em 15 dias, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os resultados são disponibilizados através de informação afixada nos painéis informativos da praia, no site do Município e na aplicação da APA, Info Praia.

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Museu Ibérico de Arqueologia e Arte

O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) de Abrantes, que será inaugurado no presente mês de julho, irá acolher uma exposição inaugural de obras de arte que fazem parte da coleção de Arte Contemporânea do Estado Português. O Município de Abrantes pretende...

Parque Natural da Serra de São Mamede

Na Serra de São Mamede encontramos um Alentejo inesperado, alto em vez de plano, verdejante em vez de seco, onde poderá descobrir vestígios da presença humana em diversas épocas históricas. O seu cume, a 1025m de altitude, é o ponto mais elevado a sul do Tejo e um...

Praia dos Aveiros

Esta pequena enseada surge após o maciço rochoso que delimita a baía de Albufeira a leste e a orientação da praia permite contemplar o panorama da linha de costa até Vilamoura. O areal encontra-se encaixado entre arribas, dando forma a uma tranquila piscina rochosa. É...