A Praia Fluvial da Mâmoa, situada na bacia hidrográfica do Rio Úl, com uma área de cerca de 2 hectares, foi designada como água balnear, pela primeira vez, no verão de 2013. Desde 2017 tem sido classificada, em termos de qualidade da água, como excelente.
Esta classificação de excelência permitiu a distinção pela Quercus, em 2022, com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2022”.
Em 2020 foi galardoada pela primeira vez com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade que distingue a Praia Fluvial da Mâmoa pela obtenção dos padrões de excelência num conjunto de critérios que envolvem:
- a educação ambiental,
- a qualidade da água balnear,
- a gestão da praia,
- os serviços
- a segurança,
tornando possível a coexistência do desenvolvimento local com o respeito pelo ambiente.
Inserida no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza, esta praia disponibiliza aos utilizadores todas as infraestruturas necessárias.
No âmbito do Programa Bandeira Azul, todos os anos há um tema e em 2022, à semelhança de 2021, o tema é “Recuperação de ecossistemas”. Uma temática incontornável, tendo em conta a crescente degradação dos ecossistemas e o seu impacto direto no bem-estar das pessoas.
Todos os anos são desenvolvidas ações de educação ambiental, na praia, dirigidas aos mais novos, com o objetivo de sensibilizar para o valor da biodiversidade ribeirinha e a importância da sua preservação. Através da observação da fauna e flora existente no Rio Úl, pretende-se criar novos olhares sobre os valores naturais, despertando o sentido crítico e de cidadania. Pretende-se também promover o contacto com a Natureza e mostrar o equilíbrio emocional por ela proporcionado.
Em 2022 foram reunidas as condições necessárias para a candidatura ao galardão de “Praia Acessível – Praia para Todos!”, programa criado em 2004, que visa promover a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada às praias.
Este galardão significa que todos os serviços disponíveis na praia estão acessíveis, bem como o acesso ao plano de água – este ano criamos uma pequena rampa para permitir o acesso fácil e livre de obstáculos ao plano de água, bem como a disponibilidade de uma cadeira anfíbia com serviço de apoio ao banho.
Durante a época balnear, definida no período de 1 de julho a 31 de agosto, são realizadas análises à água, de 15 em 15 dias, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Os resultados são disponibilizados através de informação afixada nos painéis informativos da praia, no site do Município e na aplicação da APA, Info Praia.