Select Page

Primeira Cerca Islâmica – Porta da Alcáçova

A ocupação muçulmana de Elvas iniciada no séc. VIII veio provocar uma profunda alteração no povoado.
Reconhecendo a sua importância militar num local cimeiro perto de Batalyaws (Badajoz), resolvem cercá-la ainda nesse século com uma muralha para além de terem melhorado a fortificação romana pré-existente.

Esta muralha abraçaria o pequeno burgo que então constituía a povoação, tendo três portas: Porta da Traição (comunicando directamente com o castelo), Porta da Alcáçova no Arco do Miradeiro (entrada na povoação com uma porta interior e outra exterior, um pouco mais abaixo, dando actualmente acesso ao Pátio do Gançoso) e Porta do Templo. Era a ligação entre as últimas que propiciou a estruturação do burgo até ao séc. IX. Esta muralha foi construída em silharia, com pedra da antiga fortaleza/castro romano. Desta primeira cerca muçulmana conservam-se alguns troços que o turista poderá visitar.

Contactos

morada R. Arco do Miradeiro 8, 7350-082 Elvas, Portugal

Pontos de Interesse
Circuito das Fortificações
Este circuito consiste no percurso pedestre junto às muralhas que rodeiam o centro histórico. Alguns dos pontos indicados no fim do percurso deverão ser visitados de transporte.
Fim de Semana – Domingo
O Circuito de Fim de Semana está dividido e definido para o visitante que fica em Elvas dois dias. A ordem dos pontos de interesse é apenas uma sugestão, ficando ao critério de quem nos visita o início e fim de cada dia de percurso. O percurso inclui...
Circuito de um dia
O Circuito de um Dia está definido para quem nos visita apenas por um dia.
Circuito da Manhã ou Tarde
O percurso pode ser iniciado a partir da Praça da República ou do Castelo. É indicado para se realizar a pé, exceto a deslocação até ao último ponto de interesse, o Forte de Santa Luzia, que deverá ser feito de transporte.

Santuário do Sr Jesus da Piedade

A igreja e santuário do Senhor Jesus da Piedade de Elvas são o resultado de um dos maiores cultos religiosos do sul do país. A atual igreja, de estilo barroco, foi construída entre 1753 e 1779. No seu interior destacam-se a capela-mor e as capelas laterais onde estão...

Fonte dos Cavaleiros

Construída na última década do séc. XVII no final da rua que lhe dá o topónimo. Sofreu várias transformações posteriores, das quais se destaca a de 1864-65, quando lhe foi implantado um painel de azulejos com as armas da cidade.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção – Sé Catedral

A construção da então igreja de Nossa Senhora da Praça foi principiada em 1517 segundo o traço do arquitecto régio Francisco de Arruda que trabalhava ao mesmo tempo no Aqueduto da Amoreira. Possui um carácter fortificado, com uma torre como fachada. Em 1570 com...