Select Page

Quartéis da Corujeira

Depois de várias queixas feitas pela população elvense devido à obrigatoriedade de alojamento aos militares estacionados na praça, D. João IV decide, a 14 de Janeiro de 1642, mandar construir quartéis. Apesar das demoras, os Quartéis da Corujeira são os primeiros a ser erguidos, na então denominada Rua de S. João, no bairro da Corujeira.

Típica arquitectura para aquartelamentos militares do séc. XVII. Há a destacar as armas portuguesas de D. João IV visíveis na fachada principal. É um edifício com uma planta rectangular formado por oito casas, cada uma dividida por rés-do-chão e primeiro andar, contendo todas uma típica e grande chaminé. Nas traseiras dos quartéis podemos observar um quintal a toda a sua largura.

Contactos

morada Rua Quartéis da Corujeira, 7350-082 Elvas

Pontos de Interesse
Circuito das Fortificações
Este circuito consiste no percurso pedestre junto às muralhas que rodeiam o centro histórico. Alguns dos pontos indicados no fim do percurso deverão ser visitados de transporte.
Circuito da Manhã ou Tarde
O percurso pode ser iniciado a partir da Praça da República ou do Castelo. É indicado para se realizar a pé, exceto a deslocação até ao último ponto de interesse, o Forte de Santa Luzia, que deverá ser feito de transporte.

Jardim Municipal de Elvas

Jardim com frondosa e variada arborização com bonitos e formosos canteiros. Tem três lagos e um coreto. Possui um núcleo polidesportivo (piso de tartan, bancadas e palco), quatro campos de ténis e um restaurante.

Quartéis da Rua dos Quartéis

A necessidade de quartéis na cidade no período da guerra da Restauração levou a que para além dos Quartéis da Corujeira fossem construídos outros de modo a acolher os milhares de militares que formavam a praça de...