Select Page

Quartéis de São Martinho

A necessidade de quartéis na cidade no período da guerra da Restauração levou a que para além dos Quartéis da Corujeira fossem construídos outros de modo a acolher os milhares de militares que formavam a praça de Elvas.

Deste modo foram construídos os quartéis referidos na Rua dos Quartéis, os quartéis do Castelo e os dos Artilheiros ou das Balas defronte da casa de reclusão militar. No séc. XX os quartéis da Rua dos Quartéis foram utilizados como habitações de gente humilde e nos nossos dias, depois de reabilitados, constituem um conjunto de lojas de artesanato.

A sua arquitectura é a típica de alguns quartéis seiscentistas, a qual podemos observar um paralelo em Campo Maior. Tratam-se de dois pisos constituídos cada um por seis casas individuais, encimadas por seis chaminés típicas.

Contactos

morada R. Baluarte do Principe, 7350 Elvas, Portugal

Pontos de Interesse

Primeira Cerca Islâmica – Porta da Alcáçova

A ocupação muçulmana de Elvas iniciada no séc. VIII veio provocar uma profunda alteração no povoado. Reconhecendo a sua importância militar num local cimeiro perto de Batalyaws (Badajoz), resolvem cercá-la ainda nesse século com uma muralha para além de...

Pelourinho

O pelourinho, sinal de autoridade e exposição, chega a Elvas no séc. XVI, sendo erigido em mármore, ao estilo manuelino, na então denominada Praça Nova (hoje Praça da República), onde esteve até 2 de outubro de 1872, dia em que foi apeado e destruído. Em...