Select Page

Rio Tâmega

Carlos Moura Carlos Moura

Em ziguezague, a um ritmo que sossega pela leveza, o Tâmega percorre um vasto trajeto entre paisagens floridas e verdes. Amarante é uma das cidades por onde passa e a cumplicidade com o concelho é imensa. Ora, estamos a falar de uma região conhecida como a “Princesa do Tâmega”. É um destino onde a frescura do rio seduz qualquer visitante para as mais variadas atividades: um passeio junto às margens daquele curso de água ou a prática de desportos como a canoagem, a pesca e, em especial, os passeios em guigas – emblemáticas embarcações do Tâmega. Mais do que uma ligação íntima ao rio, Amarante convida a uma relação com a natureza – com o serpentear daquelas águas, sim, e com as Serras do Marão, do Alvão e da Aboboreira, que as enquadram.

No concelho, Serra e Rio mantêm a intimidade e são até fonte de inspiração para os escritos de ilustres autores amarantinos, como Teixeira de Pascoaes ou Agustina Bessa-Luís.

Nascido em Espanha – na Serra de San Mamede, o Rio Tâmega desagua em Portugal, em Entre-os-Rios. Nos 145 quilómetros que percorre, embeleza regiões como Chaves, Marco de Canaveses, o Douro e, claro, Amarante. E não menos ricos são os afluentes do Tâmega, sobretudo no território amarantino – tem-se o Rio Odres, que dá vida a uma praia fluvial com zonas de lazer, em Vila Meã; ou o Rio Olo, que, no final do percurso, conta com uma central hidroelétrica, a grande causa da iluminação da vila de Amarante a partir de 1917. São rios que confluem para esse rio maior que é, desde sempre, parte da identidade de Amarante.

Pontos de Interesse

Aldeia do Tâmega

Localizado em Amarante, no interior do Parque Aquático Amarante, a 50 km do Porto, o Aldeia do Tâmega dispõe de acomodações equipadas com uma televisão, wi-fi, cozinha compacta.  Algumas unidades têm um terraço e/ou uma varanda. Há uma casa de banho privativa com uma...

Parque Florestal

O Parque Florestal, com um área de cerca de cinco hectares, oferece beleza e bem-estar a quem o visita, pela variedade de espécies de flora – desde sequóias, a tílias, plátanos e bordos – e de fauna, como perdizes e gralhas. Situado no coração da cidade, em...