As Salinas de Aveiro são uma vasta área de exploração de sal localizada na Ria de Aveiro, Distrito de Aveiro, na Região Centro de Portugal. E assim é a história das salinas de aveiro!
A exploração de sal na região de Aveiro remonta a uma época anterior à existência da própria Ria de Aveiro, sendo o primeiro documento escrito sobre o salgado aveirense anterior à fundação da nacionalidade.
Ao longo dos séculos, a instabilidade da barra (isolamento em relação ao mar) representou um factor decisivo na variação do número e produção das salinas, que se traduziu por períodos de decadência, intercalados por períodos muito favoráveis à produção, como aconteceu em 1572 em que, dada a situação favorável do estado da barra, o elevado e progressivo índice comercial e marítimo, Aveiro se transformou num dos melhores portos de Portugal, havendo um grande incremento na comercialização de sal e na pesca do bacalhau. Em 1808 abriu-se finalmente a barra nova (sistema artificial que permite a entrada de água do mar), facto de excepcional importância para o futuro de Aveiro e de toda a sua região.
Fonte: Wikipedia; Turismo de Portugal