Select Page

Salomé com a Cabeça de São João Batista

Extraordinário exemplo do peculiar e vasto universo feminino da obra de Cranach, onde a graça e a voluptuosidade podem ser emblemas de virtude ou de sedutora perversão.

 

Representando Salomé com a cabeça de São João Batista, este quadro inicia uma série de obras do pintor à volta do tema do poder feminino e dos ardis das mulheres. Salomé, Judite, Dalila, Lucrécia e outras figuras ou cenas, realçadas pela beleza dos modelos e pelos fundos negros ou escuros, transbordam de erotismo, uma característica do universo do pintor e motivo forte da sua fama e triunfo.

Contemporâneo de Dürer, Holbein, Altdorfer, Baldung Grien ou Grunewald e de escultores como Veit Stoss ou Riemenschneider, Cranach completa a geração de ouro do Renascimento alemão, sendo de todos os seus artistas o que teve uma vida mais longa e uma carreira mais produtiva.

 

 

Salomé com a Cabeça de São João Batista

 

  • Autor: Lucas Cranach, o Velho(Cranach, 1472 – Weimar, 1553)

  • c. 1510

  • Óleo sobre madeira de carvalho
    61 x 49,5 cm

  • Proveniência: Doação (Conde de Carvalhido), 1872

  • Piso 1/Sala 61

Contactos

morada

Pontos de Interesse

Cerca Velha

Torre de Menagem Mandada construir ou reconstruir por D. Fernando. Casa do Paceiro Na Idade Média existia um paceiro para tratar do Paço da Rainha e do Paço do Rei. Convento de S. Domingos Criado no século XIV, pela rainha D. Isabel, para albergar as Donas...

Lagar da Mouraria

Espaço rústico a funcionar como bar e casa de petiscos. Ambiente agradável, á media luz, que juntamente com a madeira e a pedra da decoração tornam o sítio muito acolhedor. Não deixe de provar a especialidade da...