Select Page

Salomé com a Cabeça de São João Batista

Extraordinário exemplo do peculiar e vasto universo feminino da obra de Cranach, onde a graça e a voluptuosidade podem ser emblemas de virtude ou de sedutora perversão.

 

Representando Salomé com a cabeça de São João Batista, este quadro inicia uma série de obras do pintor à volta do tema do poder feminino e dos ardis das mulheres. Salomé, Judite, Dalila, Lucrécia e outras figuras ou cenas, realçadas pela beleza dos modelos e pelos fundos negros ou escuros, transbordam de erotismo, uma característica do universo do pintor e motivo forte da sua fama e triunfo.

Contemporâneo de Dürer, Holbein, Altdorfer, Baldung Grien ou Grunewald e de escultores como Veit Stoss ou Riemenschneider, Cranach completa a geração de ouro do Renascimento alemão, sendo de todos os seus artistas o que teve uma vida mais longa e uma carreira mais produtiva.

 

 

Salomé com a Cabeça de São João Batista

 

  • Autor: Lucas Cranach, o Velho(Cranach, 1472 – Weimar, 1553)

  • c. 1510

  • Óleo sobre madeira de carvalho
    61 x 49,5 cm

  • Proveniência: Doação (Conde de Carvalhido), 1872

  • Piso 1/Sala 61

Pontos de Interesse

O “AZUL E BRANCO”

A passagem para a fase do “azul e branco” está relacionada, pelo menos, com dois motivos: a difusão da porcelana chinesa na a invocação de santos e respectivos atributos: Santa Catarina de Alexandria, com a roda do martírio, Santa Apolónia, com a turquês, ou Santa...

Parque de Estacionamento

Chegando a Óbidos, existem parques de estacionamento, devidamente assinalados na parte exterior do centro histórico. Este parque de estacionamento, situado do lado oposto da estrada nacional, perto do aqueduto, é pago.

Chafariz Real da Praça de Santa Maria

Este chafariz maneirista situa-se na Praça de Santa Maria em frente da Igreja Matriz da vila de Óbidos. Sendo construído em 1575 por ordem da rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D. João III, destinava-se a trazer para a vila a água de Usseira, num percurso de...