Santa Cruz é uma localidade situada na freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras, que deve o seu desenvolvimento à sua situação geográfica privilegiada mesmo na Costa da bela região Oeste. Santa Cruz é conhecida pelas suas praias de grande qualidade, localizadas nas freguesias de Silveira e de A-dos-Cunhados.
Esta região tão rica em terrenos férteis, tempo ameno, bons meios de comunicação e força marítima, é habitada pelo Homem desde tempos remotos, como atestam os vestígios Paleolíticos da região, quando o mar subia mais acima do nível que hoje se assiste. Teria mesmo existido na actual Praia de Santa Cruz um importante povoado romano, já engolido pelas águas.
Já na Idade Média, como muitos dos lugares pelo mundo ocidental, a região sofre um declínio urbano, social, arquitectónico, apenas sobrevivendo às intempéries em comunidade, e posteriormente ao longo do século XVII aos frequentes ataques de pirataria na costa.
Com as invasões francesas toda a região ganha uma maior importância com a construção das “Linhas de Torres” que conseguiram deter as forças inimigas.
É no século XX que Santa Cruz se desenvolve, devido à expansão turística que toda a zona sofre, chegando mesmo Santa Cruz a contar nos meses de verão com mais de 50 000 pessoas.
A beleza e qualidade das suas muitas praias, para além da extensão da praia de Santa Cruz propriamente dita fazem da localidade uma das mais concorridas da zona Oeste, aliadas a uma boa oferta de serviços, restauração e bares, lojas, actividades e acessos.
A região de Santa Cruz oferece locais de grande beleza natural aliados a um interessante património, como a importante Azenha, classificada como imóvel de interesse público, enorme o Penedo do Guincho com 30 metros de altura por 100 de circunferência, a Capela de Santa Helena e o adjacente Cruzeiro, a moderna Igreja da Santa Cruz de Cristo, os Miradouros do Alto da Vela, da Formosa e de Santa Helena, de onde se têm panoramas de grande beleza, ou o muito agradável Parque Municipal, perfeito para agradáveis momentos de lazer.
Fonte: Visit Portugal; Wikipedia