A ideia da construção do Monumento a Cristo Rei surge em 1934, aquando de uma visita ao Brasil do então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Ao passar pelo Rio de Janeiro, viu a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado e logo no seu coração nasceu o desejo de construir semelhante obra em frente a Lisboa.
Em 1936, a ideia de construir o Monumento a Cristo Rei foi transmitida ao “Apostolado de Oração”, que a acolheu entusiasticamente. Para ser Nacional, o Monumento precisava de aprovação e cooperação de todos os Bispos Portugueses. Tal sensibilização aos Bispos é conseguida, sendo proclamada oficialmente na Pastoral Colectiva da Quaresma de 1937.
O Santuário de Cristo Rei é sem dúvida uma referência histórica da espiritualidade da primeira metade do Século XX português, e também uma referência importante para a história do mesmo século no Patriarcado de Lisboa.
Quando em 1975, o Papa Paulo VI criou a Diocese de Setúbal, através da Bula “Studentes Nos” de 16 de Julho, o Monumento a Cristo Rei e o Seminário de Almada ficaram ainda a pertencer ao Patriarcado de Lisboa.
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 19h00
Preço – Subida ao Cristo Rei:
- CRIANÇAS DOS 0 AOS 7 ANOS —————————- GRÁTIS
- CRIANÇAS DOS 8 AOS 12 ANOS ——– MEIO- BILHETE (3€)
- CRIANÇAS COM MAIS DE 12 ANOS E ADULTOS ————– 6€