Select Page

Serra de Montemuro

A Serra de Montemuro integra a 1.ª fase da lista nacional de sítios da rede natura 2000, classificada como Biótopo Corine, com o código PTCON0025.

O sítio é dominado pelo maciço Montanhoso, cuja plataforma se desenvolve entre os 1200 e 1300m, atingindo um máximo de 1381m. Demonstra áreas em muito bom estado de conservação, e que mantêm uma grande diversidade biológica, especialmente no que respeita aos habitats.

Este território carateriza-se ainda por um uso predominantemente florestal, com uma representação muito significativa de matos. Possui duas interessantes áreas de turfeira (7140), e podem observar-se importantes manchas de carvalhal (9230) bem conservadas.

Em conjunto com as serras da Freita e Arada, este sítio constitui a área mais importante para a conservação da subpopulação de lobo (canis lupus) que ocorre a sul do Douro, cuja situação é deveras precária, sobretudo pelo isolamento e fragmentação. É ainda relevante para espécies da herpetofauna, nomeadamente o lagarto-de-água (lacerta schreiberi) e salamandra lusitana (chioglossa lusitanica), ambos de origem ibérica. E fornece os mais importantes habitats para a toupeira-de-água (galemys pyrenaicus).

As orientações de gestão incidem, essencialmente, sobre a conservação dos carvalhais e manchas florestais naturais, bem como para os habitats turfícolas. Considera-se ainda, estritamente fundamental, preservar as linhas de água e vegetação ribeirinha – fundamentais para espécies da herpetofauna.

Contactos

morada Er 321, 4690, Portugal

telefone 255561051

email turismo@cm-cinfaes.pt

Pontos de Interesse

Areal do Espadanedo

Situado na margem esquerda do rio Douro, o areal de Espadanedo é uma excelente zona de lazer onde ainda se podem observar vestígios de um rio Douro selvagem nas suas margens. Este é um sítio com muita história, uma vez que, antigamente, era um ponto de paragem dos...

Treze

Com pratos assumidamente regionais, o Treze apresenta um ambiente familiar, estando inserido numa das encostas da envolvente à serra de Montemuro, em plena vila de Nespereira. As especialidades são a posta e a costeleta de vitela arouquesa.

Igreja de São Cristóvão (de Nogueira)

Com a fachada voltada para o vale do Douro, a Igreja de São Cristóvão de Nogueira é representativa da organização e formação das paróquias na Baixa Idade Média (1000-1453). Profundamente alterada na Idade Moderna, que lhe reconstruiu a capela-mor (finais do século...