O Teatro Maria Matos é um dos dois teatros municipais de Lisboa. Vocacionado para a criação contemporânea, acolhe e coproduz espetáculos de teatro, dança, concertos e projetos para crianças e jovens.
Na sua programação, o Teatro Maria Matos assume-se como polo dinamizador e interlocutor ativo da criação contemporânea em Lisboa e em Portugal; colabora com artistas e companhias independentes, coproduz vários festivais (entre os quais, FIMFA, Alkantara Festival, Festival de Almada e Temps d’Images), encomenda mostras e eventos temáticos, e partilha ciclos de programação com outras instituições de Lisboa, dos quais se destaca o ciclo Teatro/Música com a Fundação Calouste Gulbenkian.
O Teatro Maria Matos promove ativamente o intercâmbio e a colaboração a nível internacional, inscrevendo a criação nacional num contexto europeu e global. A vocação internacional do Teatro Maria Matos passa pela apresentação regular de artistas estrangeiros, a coprodução internacional e a internacionalização da criação portuguesa.
Num espírito de serviço público, inerente ao estatuto de Teatro Municipal, o Teatro Maria Matos caracteriza-se como um lugar onde artistas e públicos se encontram para refletir sobre o mundo em que vivemos. Neste sentido, a programação do Teatro foca com regularidade temas da atualidade, através de programas multidisciplinares de palestras, debates, filmes, espetáculos, instalações e intervenções no espaço público.
O Teatro Maria Matos é fundador e coordenador da rede House on Fire, que junta 10 teatros e festivais europeus à volta de um projeto de reinvenção do teatro social e politicamente ativo, e integra a rede europeia Create to Connect, que procura alargar e intensificar a relação entre artistas e público e da rede Imagine 20/20. É ainda membro fundador da rede 5 Sentidos, que promove a programação em rede a nível nacional.
Encerrado de 1 a 31 de agosto.
Transportes:
Autocarros: 206, 727, 735, 736, 767.
Metro: Roma (Linha Verde).
Comboio: Estação Roma-Areeiro.
Source: Teatro Maria Matos