Select Page

Túmulo de Dom João das Regras

Obra de referência na tumulária medieval, o túmulo de D. João das Regras, falecido no início do século XV, (1404), está classificado como Monumento Nacional. Trata-se de uma arca parelelepipédica, brasonada, executada em mármore branco proveniente da região de Montelavar, assente sobre quatro leões e encimada por uma estátua-jacente do sepultado representado com barrete e vestes de letrado, com uma gola larga segura por três botões.

A figura, com a mão direita sobre o peito segurando um livro, apresenta do seu lado esquerdo uma espada com um cinturão e o punho lavrado com minúcia. Da mesma forma, a minuciosa decoração do cinto é visível na boa definição da fivela e da ponteira.

Pode ainda observar-se um cão, em posição de vigília, aos pés do jacente. As quatro faces laterais da tampa, sobre a qual se encontra a estátua-jacente, apresentam a seguinte inscrição:

‘Aqi/jaz/joan/daregas/caualeiro/doutor/em/leis/priuado/delrei/dom/joan/fundador/deste/mosteiro/finou/III/dias/de/maio/era/M/IIIC/XL/II/annos’.

Estamos perante um monumento com 215 centímetros de comprimento, 90 centímetros de largura, 53 centímetros de altura (arca) + 12 centímetros (faixa), onde os leões sobre os quais assenta o túmulo medem cerca de 30 centímetros de altura.

O exterior da Igreja do Convento de São Domingos de Benfica (atualmente o Instituto Militar dos Pupilos do Exército) foi a sua localização primitiva, tendo sido transferido, já no século XVII, para a igreja que sucedeu àquele templo, a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

 

Transporte:

Autocarro: 770.

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Tv. São Domingos de Benfica 1500-554 Lisboa

Pontos de Interesse

Portal da Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Da traça original da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, edificada na 1ª metade do século XVI, subsiste o seu portal principal, manuelino, classificado como Monumento Nacional. Constituído por arco polilobado decorado com cogulhos e encimado por uma cruz, apresenta...

Galeto

Um motivo forte para ir ao Galeto, se de tal se precisar, é o incrível balcão corrido onde nos sentamos lado a lado e encaramos outro cliente, uma disposição que o torna único na cidade. Aliado a isso, será a completa carta de comida tradicional e as generosas horas...

Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

Um pequeno museu que revela a riqueza arqueológica que existe sob a Baixa Pombalina, pondo à vista vestígios de diversas épocas, mas principalmente romanos. No local foram encontrados vestígios das primeiras habitações da cidade ibero-púnica (século V a.C.), passando...