Select Page

Túmulo de Dom João das Regras

Obra de referência na tumulária medieval, o túmulo de D. João das Regras, falecido no início do século XV, (1404), está classificado como Monumento Nacional. Trata-se de uma arca parelelepipédica, brasonada, executada em mármore branco proveniente da região de Montelavar, assente sobre quatro leões e encimada por uma estátua-jacente do sepultado representado com barrete e vestes de letrado, com uma gola larga segura por três botões.

A figura, com a mão direita sobre o peito segurando um livro, apresenta do seu lado esquerdo uma espada com um cinturão e o punho lavrado com minúcia. Da mesma forma, a minuciosa decoração do cinto é visível na boa definição da fivela e da ponteira.

Pode ainda observar-se um cão, em posição de vigília, aos pés do jacente. As quatro faces laterais da tampa, sobre a qual se encontra a estátua-jacente, apresentam a seguinte inscrição:

‘Aqi/jaz/joan/daregas/caualeiro/doutor/em/leis/priuado/delrei/dom/joan/fundador/deste/mosteiro/finou/III/dias/de/maio/era/M/IIIC/XL/II/annos’.

Estamos perante um monumento com 215 centímetros de comprimento, 90 centímetros de largura, 53 centímetros de altura (arca) + 12 centímetros (faixa), onde os leões sobre os quais assenta o túmulo medem cerca de 30 centímetros de altura.

O exterior da Igreja do Convento de São Domingos de Benfica (atualmente o Instituto Militar dos Pupilos do Exército) foi a sua localização primitiva, tendo sido transferido, já no século XVII, para a igreja que sucedeu àquele templo, a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

 

Transporte:

Autocarro: 770.

 

Source: CM Lisboa.

Contactos

morada Tv. São Domingos de Benfica 1500-554 Lisboa

Pontos de Interesse

Labirinto Lisboa

O Labirinto Lisboa é a primeira casa de terror portuguesa. Somos uma atração permanente, que funciona cinco dias por semana, em horário alargado. Atreve-te numa experiência de terror intensa, que combina atores e efeitos especiais, através de várias cenas temáticas....

Casa da Moeda

Edifício de 1933 – 1941, de linhas modernistas, da autoria do arquiteto Jorge Segurado. Ocupa todo um quarteirão das Avenidas Novas e divide-se em dois edifícios distintos, embora ligados através de dois passadiços...

Gare Marítima de Alcântara

Construída na década de 40, ao abrigo de um plano de modernização do Porto de Lisboa, foi inaugurada em 17 de julho de 1943, com projeto do arquiteto Pardal Monteiro, que visava facilitar a atividade no cais e dar ao passageiro o...